A moda sublime da marca Ronaldo Fraga
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16382023227Palavras-chave:
moda autoral, alteridade e consumo, sociomaterialidadeResumo
Este estudo explora a alteridade das coisas e o sublime (HAN, 2019b) para apresentar o conceito de marca de moda sublime expandindo a conceptualização de moda autoral. A partir do caso Ronaldo Fraga, busca-se entender como a sociomaterialidade se manifesta, constituindo a auretização do processo de criação de uma marca de moda. O artigo conta com uma breve discussão sobre moda (MCCRACKEN, 2003) noções de materialidade pela ótica relacional da orientação a objetos (HARMAN, 2018; DELANDA, 2016) e também de alteridade e o sublime (HAN, 2019a; 2019b). Esta pesquisa interpretativista, considera os elementos constitutivos da marca e a visão dos gestores e de suas consumidoras por meio de entrevistas realizadas em 2019, observando os imbricamentos entre criador, objeto e rede de consumo. As análises qualitativas mostram as experiências de arrebatamento da materialidade, antagonismos e os efeitos inusitados e desconcertantes do sublime para o mundo e os que retornam para o criador.
Downloads
Referências
ARCURI, A; BRAGA, C. Significados e agência dos objetos. In: Karin Brondino-Pompeo; Isabela Carvalho de Morais; Carla Caires Abdalla. (org.). Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 126-141.
BELK, RUSSEL; W. FISCHER, ELLEN; KOZINETS, ROBERT. Approaches to data analysis, interpretation and theory building for scholarly research. Qualitative Consumer and Marketing Research; Sage: London, UK, 2013.
BECKER, H.S. Segredos e Truques da Pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 164-167.
BENNETT, Jane. Vibrant matter: A political ecology of things. Duke University Press, 2010.
BORGERSON, J. L. Materiality, agency, and the constitution of consuming subjects: Insights for consumer research. 2005.
BORGERSON, J. L. The flickering consumer: New materialities and consumer research. In: Consumer culture theory. Emerald Group Publishing Limited, p. 125-144, 2014.
BRYANT, Levy. R. Onto-cartography. Edinburgh University Press, 2014.
DELANDA, M. Assemblage theory. Edinburgh University Press, (2016).
FERREIRA, M. C.; SCARABOTO, D. “My plastic dreams”: Towards an extended understanding of materiality and the shaping of consumer identities. Journal of Business Research, v. 69, n. 1, p. 191-207, 2015.
FINE, B.; LEOPOLD, E. The World of Consumption. 1. ed., London and New York. Ed. Routledge, 1993.
GARCIA, M.C.; MIRANDA, A.P.C. de. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. Coleção Moda & Comunicação. Coordenação: Kathia Castilho. 1. ed., São Paulo; Ed. Anhembi Morumbi. 2005.
GÖBEL, Anna; FRAGA, Ronaldo. Uma festa de cores: Memórias de um tecido brasileiro. Autêntica infantil e juvenil, 2019.
HAN, B. Do desaparecimento dos rituais. Uma Topologia do Presente. Relógio D’Água Editores, 2019a.
HAN, B.C. A salvação do belo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019b.
HAN, B. No-cosas: Quiebras del mundo de hoy. Taurus, Kindle Edition, 2021.
HARMAN, G. Object-Oriented Ontology – A new Theory of Everything. Pelican Books, 2018.
HUBERMAN, A. M.; MILES, M.; SALDANA, J. Qualitative data analysis: A methods sourcebook. 2013.
McCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
LEONARDI, P. M. Theoretical foundations for the study of sociomateriality. Information and organization, v. 23, n. 2, p. 59-76, 2013.
MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Zahar, 2013.
MURRAY, J. B. (2002), “The Politics of Consumption: A Re-Inquiry on Thompson and Haytko’s (1997) Speaking of Fashion”, Journal of Consumer Research, 29 (3), 427–40.
SCARABOTO, D.; FISCHER, E. “Triggers, tensions and trajectories: Toward an understanding of the dynamics of consumer enrolment in uneasily intersecting assemblages”, in Canniford and Bajde (eds.) Assembling Consumption, Routledge, London, pp. 172-186, 2015.
SIMMEL, G. Fashion. International Quarterly, Oct. 1904.
TIMM, Ana. Ronaldo Fraga fala de moda, carnaval e cultura brasileira. Correio do Povo. Disponível em: https://bellamais.correiodopovo.com.br/colunistas/anatimm/exclusivo-ronaldo-fraga-fala-de-moda-carnavale-
cultura-brasileira-1.399149. Acesso em: 3 abr. 2022.
THOMPSON, Craig J.; HAYTKO, Diana L. Speaking of fashion: consumers’ uses of fashion discourses and the appropriation of countervailing cultural meanings. Journal of consumer research, v. 24, n. 1, p. 15-42, 1997.
THOMPSON, C.; POLLIO, H.; LOCANDER, W.‘The Spoken and the Unspoken: A Hermeneutic Approach to Understanding the Cultural Viewpoints That Underlie Consumers’ Expressed Meanings’, Journal of Consumer Research, 21:432-52, 1994.
ZANETTE, M. C.; SCARABOTO, D. From the corset to Spanx: shapewear as a marketplace icon. Consumption Markets & Culture, v. 22, n. 2, p. 183-199, 2019.
O GLOBO. Ele levou o Brasil para as passarelas do mundo. Pequenas empresas grandes negócios. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2019/09/ele-levou-o-brasil-para-passarelas-do-mundo.html. Acesso em: 3 abr. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila Braga Soares Pinto, Ana Paula Celso de Miranda, Maribel Carvalho Suarez, Leandro Pinheiro Chevitarese
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.