Moda e Fabricação Digital: Pesquisa Empírica Sobre a Viabilidade de Possíveis Benefícios em Adotar os Laboratórios de Fabricação Digital como Campo de Estudo, Produção e Pesquisa de Moda no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12262019117Palavras-chave:
Processos produtivos, moda, fabricação digital, impressão 3D, corte a laser, designResumo
Este artigo apresenta parte de resultados de pesquisa de doutorado na qual uma pesquisa empírica com coleta de dados realizada a partir de curso de extensão intitulado “Moda e Fabricação Digital”, oferecido pelo departamento de [Omitido para revisão cega] em colaboração com o Fab Lab Libre Casa da Memória foi oferecido. Buscou-se analisar nesta pesquisa qual a viabilidade e benefícios em adotar práticas e ferramentas de fabricação digital como máquinas de corte a laser e impressão 3D em desenvolvimento de produtos de moda. Dentre os principais objetivos da análise feita a partir de relatos e entrevistas, está observar qual nível de absorção do conteúdo passado, como participantes irão utilizar máquinas de corte a laser e impressoras 3D em suas produções, quais grupos poderão se beneficiar destas técnicas, quais as possibilidades de impactos produtivos no contexto brasileiro.
Downloads
Referências
BRUNO, F.. “A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030”. São Paulo: Editora Letras e Cores, 2016
ECHYENNE, F.; NEVES, H. Fablab: a vanguarda da nova revolução industrial. Creative Commons, 2013
FABLAB LIVRE SÃO PAULO. Disponível em: fablablivresp.art.br . Acesso em 30.03.2017
FAB TEXTILES ACADEMY. Disponível em: https://fabtextiles.org/what/. Acesso em: 23.03. 2017. 12h32min
SENNET, R. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008
SMITH, A; HIELSCHER, S.; DICKEL, S.; SÖRDERBERG, J.; OOST, H. Grassroots digital fabrication: reconfiguring, relocating and recalibrating innovation? In: Science and TechnologyPolicy Research. Disponível em: <https://www.sussex.ac.uk/webteam/gateway/file.php?name=2013-02-swps-aps-sh-gdf-working-paper.pdf&site=25> . Acesso em 03.04.2017. 16h
TEXTILE AND CLOTHING BUSINESS LAB (TCBL). Disponível em: tcbl.eu . Acesso em: 23.03.2017, 14h21min
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rafaela Blanch Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.