Gerações juvenis e a moda: das subculturas à materialização da imagem virtual

Autores/as

  • Mariane Tojeira Cara Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01022008069

Palabras clave:

Ciberespaço, Adolescentes, Moda, Gerações

Resumen

A adolescência é a fase da vida onde o indivíduo lida com a descoberta do corpo, fazendo com que o papel da roupa seja imperativo. Para entender a complexidade da aparência e a função da Moda para o adolescente, o objetivo deste artigo é traçar um breve panorama histórico, a partir do sistema de gerações juvenis, bem como a relação destas distintas gerações com o ato de vestir. A ênfase principal situa-se na geração dos jovens contemporâneos, caracterizada como Geração Y, que apresenta uma nova forma de lidar com o corpo e com a Moda. Os apontamentos demonstram os adolescentes atuais vivendo em duas realidades: a virtual, onde permanece uma imagem idealizada e a física, que pela presentificação do corpo por meio da Moda busca materializar o simulacro cultivado no ciberespaço.

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Publicado

2008-07-01

Cómo citar

ALMEIDA, Mariane Tojeira Cara. Gerações juvenis e a moda: das subculturas à materialização da imagem virtual. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01022008069. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7620. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Ensayo