A Argentina Inflamada de Vogue Paris

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12252019171

Palabras clave:

Vogue Paris, Argentina, imagem do Outro

Resumen

A edição francesa do periódico Vogue publicada em fevereiro de 2006, inteiramente consagrada à Argentina, incluindo o editorial de moda Tango des Passions, revelou simbolicamente a aproximação dos laços de transmissão cultural entre a Europa e a Argentina, a partir de uma construção discursiva baseada na philia - uma das atitudes fundamentais que regem a representação do Outro no diálogo intercultural. Realizado por Carine Roitfeld e fotografado por Mario Testino, foi interpretado à luz da teoria de Daniel-Henri Pageaux, que colocou a valorização da “cultura olhada” no centro de uma tensão permanente, cujo espelho reflete um “Eu-narrador” explicitamente duplicado, como um duplo corpo [branco] da alta moda europeia. Seja pelo “temperamento borbulhante”, pelo “teatro da moda”, pelo “excesso latino” ou ainda pela “dor estonteante” atribuídos à imagem da Argentina e à sua própria imagem, Vogue Paris estabelece um diálogo intercultural ambíguo e inflamado.

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Biografía del autor/a

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Atuou como professora da UNIVALI e atualmente é professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselho editorial da revista DaPesquisa e parecerista ad-hoc da revista ModaPalavra E-periódico e da Revista Feminista (REF). Principais artigos completos publicados em periódicos: NOVELLI, D.
 Face à la blanchité: le corps [blanc] féminin convoqué par Vogue [Paris-Brasil] au XXIe siècle. SOCIÉTÉS (PARIS), v.137, p.41 - 48, 2017; NOVELLI, D.
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 O corpo [branco] feminino no discurso de moda em Vogue. DOBRAS (BARUERI, SP). , v.8, p.56 - 62, 2015. Capítulo de livro publicado: NOVELLI, D. 
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Citas

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VOGUE PARIS. Paris: Les Publications Condé Nast S.A., n. 864, février 2006.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

NOVELLI, Daniela. A Argentina Inflamada de Vogue Paris. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 171–208, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12252019171. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14255. Acesso em: 23 nov. 2024.

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