A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018381

Palabras clave:

branding de moda, economia simbólica, design

Resumen

Considera-se a contemporaneidade como a era das marcas, na qual é onipresente e onipotente. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o lugar social da marca na contemporaneidade, configurado nas esferas sociais e culturais, a fim de identificar a ocorrência do processo de valorização de sua imagem. O capital simbólico eleva o capital econômico e cria uma relação de identidade com seus clientes.  O massivo investimento em comunicação nos diversos meios faz com que haja inculcação da marca nas mentes e a inclui no habitus da sociedade. Apresenta-se o estudo de caso da gestão da marca Havaianas que conseguiu transformar em duas décadas o seu valor simbólico de popular a cultuado por todas as classes sociais. Como resultado, a marca gera a identidade, estabilidade, sacia desejos e une os grupos sociais.

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Biografía del autor/a

Gabriela Botelho Mager, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profª. Drª. Gabriela Botelho Mager

Departamento de Design da UDESC

Alberto Cipiniuk, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Prof. Dr. Alberto Cipiniuk

Departamento de Artes e Design da PUC Rio

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

MAGER, Gabriela Botelho; CIPINIUK, Alberto. A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 381–407, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018381. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11923. Acesso em: 24 nov. 2024.