Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12242019007

Palavras-chave:

consumo, digital influencers, moda, design, instagram, design de moda

Resumo

Este artigo busca descrever e analisar o fenômeno dos chamados “influenciadores digitais”, personagens célebres nas redes sociais que usam de sua influência para promover produtos do mercado da moda. Iniciaremos falando sobre gosto, que ao contrario do hegemonicamente pensando não é pessoal e sim resultante de um processo coercitivo imposto pelo grupo social que vivemos.  Ao longo do texto falaremos como a comunicação mediada por computadores altera a forma como produtos de moda vêm sendo consumidos por quem segue as influenciadoras e analisamos como isso vem sendo utilizado pelas marcas para gerar vendas.  Para isso, articulamos este fenômeno à noção teórica de “microcelebridade” (BRAGA, 2008), de modo a compreender a relação entre as influenciadoras digitais e a cadeia produtiva da indústria e comércio de vestuário.

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Biografia do Autor

Olívia Blanc Gomes Coelho Gentil, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Graduada em Design pela PUC - Rio de Janeiro, hoje é mestranda na mesma instituição

Alberto Cipiniuk, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Possui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, historia social da arte, comunicação visual e representação social da imagem. Lider de grupo de pesquisa registrado no Diretório do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/3763621130181471

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

GENTIL, Olívia Blanc Gomes Coelho; CIPINIUK, Alberto. Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 7–22, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12242019007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11928. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata