Orientação Profissional e de Carreira em Moda: diagnóstico a partir de uma abordagem da Gestão de Design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0016Palavras-chave:
gestão de design, orientação profissional e de carreira, carreira em modaResumo
Este artigo tem como objetivo diagnosticar, por meio de uma abordagem da Gestão de Design, um projeto de Orientação Profissional e de Carreira direcionado à área de Moda, ofertado em uma instituição pública de ensino. Para tanto, realizou-se pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, dividida em duas fases: Fundamentação Teórica e Estudo de Caso. No Estudo de Caso, utilizou-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos - GODP (Merino, 2016), metodologia organizada em uma sequência de ações que permitem o planejamento consciente do Design, considerando o
maior número possível de elementos que atendam aos objetivos de um projeto de produto ou serviço. Como resultados, o diagnóstico possibilitou identificar as potencialidades e fragilidades do projeto de extensão, possibilitando a proposição de ações que visam a sua reformulação, em especial quanto à inclusão em calendário institucional, execução presencial, e elaboração de materiais de apoio para organização das informações levantadas pelos participantes ao longo do processo de Orientação, entre outros aspectos.
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