The dresses of the Miss by Galdino Lenzi:analysis of clothing collections to comprehend the manufacture and consumption of fashion in the 1970s in Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08162015061

Keywords:

material culture, the fashion history, the 1970s

Abstract

The article presents the results of a research project that aimed to examine three dresses belonging to the clothing collection of UNIVALI, made by Galdino Lenzi, a fashion designer from Santa Catarina, for Miss Brusque and Santa Catarinain 1976. To make the investigations, we used specific methodology for analysis of historical documents under the material culture, as proposed by Sant'Anna et. al. (2009). Considering these garments as objects / document, the observations made possible the understanding of certain cultural, social and historical aspects of a period and region, as well as the appreciation of employed techniques in the manufacture of fashion products in the 1970s, allowing the access to information that enable the development of new fashion design products.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Graziela Morelli, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Unisul. Possui Bacharelado em Moda Habilitação Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Atuou como coordenadora e professora do curso de Design de Moda da Unifebe, coordenou o Curso de Especialização em Criação e Gestão de Produtos de Moda da Unifebe. Coordena o curso de Especialização em Pesquisa e Comunicação de Moda na Univali. Colunista de moda - Jornal Município Dia-a-dia. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação de moda e em desenvolvimento de projetos de vestuário atuando principalmente nos seguintes temas: moda, design, vestuário, tendências, estilo e sustentabilidade.

Renato Riffel, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em História (PPGH-UDESC) e Especialista em Moda (CEART/UDESC), desenvolve pesquisas sobre relações de aparência, imagens e masculinidades. Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI e do Curso de Técnico em Estilismo e Produção de Moda do SENAC/Brusque-SC. Coordena a Modateca da UNIVALI, onde desenvolve atividades e pesquisas relacionadas a conservação de têxteis. Tem experiência na área de moda, especialmente nas áreas de desenvolvimento de coleções, produção de moda, design de superfícies e conservação de têxteis

References

ALVARADO, Isabel; et. al. Manual de conservación preventiva de textiles.Santiago-CH: Comitê Nacional de Conservación Textil, 2002.

ANDRADE, Rita. Por debaixo dos panos: cultura e materialidade de nossas roupas e tecidos. In: PAULA, Teresa Cristina Toledo de (Org). Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006. p.72-76.

BARROS, José D’Assunção. Historia da cultura material: notas sobre um campo histórico e suas relações intradisciplinares e interdisciplinares. In: Revista Patrimoniuss.Revista da Universidade Severino Sombra –campus de Maricá. n°1, jul. 2009.Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/27946429/Historia-da-Cultura-Material%E2%80%93-notas-sobre-um-campo-historico-em-suas-relacoes-intradisciplinares-e-interdisciplinares-Revista-Marica-USS>. Acesso em 16 fev. 2014.

BENARUSH, Michelle Kauffmann. Moda é patrimônio. In: VIII COLÓQUIO DE MODA. 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos.Rio de Janeiro, SENAI/CETIQT, 2012. Disponível em: <http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/8-Coloquio-de-Moda_2012/GT06/COMUNICACAO-ORAL/103446_MODA_E_PATRIMONIO.pdf> Acesso em: 12 out. 2014.

CATELLANI, Regina Maria. Moda ilustrada de A a Z.Barueri, SP: Manole, 2003.DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

GODOY, Ilma; SANT ́ANNA, Mara Rúbia. Desejos de moda: o costureiro Galdino Lenzi e os sonhos de modernidade. In: SANT ́ANNA, Mara Rúbia (Org.). Moda e produto. Série Modapalavra. Vol.6. Florianópolis/São Paulo: UDESC/Estação das Letras e Cores, 2010. cap. 9, p.211-233.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia:o efêmero e o perpétuo. Cotia,SP: Ateliê Editorial, 2007.

MENDES, Valerie; HAYE, Amy de la. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MORELLI, Graziela. Os concursos de miss.Balneário Camboriú, 2014. Digitado.

MOTTA, Guédria Baron. Projeto Identidade Município Dia-a-dia.Brusque, 2009.

NEWMAN, Alex; SHARIFF, Zakee.Dicionário ilustrado:moda de A a Z. São Paulo: Publifolha, 2011.

PRADO, Luís André do; BRAGA, João. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências. São Paulo: Disal, 2011.

ROCHE, Daniel. História das coisas banais:nascimento do consumo nas sociedades do século XVII ao XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SANT’ANNA, Mara Rubia; et. al. Moda, museu e história: novos horizontes para o profissional da moda. In: ______.(Org). Moda em Santa Catarina:história, crítica e perspectiva. Série Modapalavra. Vol.5. Florianópolis/Barueri: UDESC/Estação das Letras, 2009.

SENAC. Modelagem plana feminina. São Paulo: Senac, 2003.

TENDLER-STADELMAIER, Haidemarie et. al. Burda:a costura tornada fácil. Ljubljana-Slovenia: VerlagAenneBurdaGmbh&Co. KG, 2002.

VOGUE ITALIA ENCYCLO. Fringes. Disponível em <http://www.vogue.it/en/encyclo/fashion/f/fringes> Acesso em 12 jun. 2015.

Published

2015-07-01

How to Cite

MORELLI, Graziela; RIFFEL, Renato. The dresses of the Miss by Galdino Lenzi:analysis of clothing collections to comprehend the manufacture and consumption of fashion in the 1970s in Santa Catarina. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 061–89, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08162015061. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015061. Acesso em: 23 nov. 2024.