Uma análise teórico-política decolonial sobre o conceito de moda e seus usos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272020164

Palavras-chave:

moda, decolonialidade, capitalismo

Resumo

A partir de uma perspectiva pós-colonial/decolonial, a proposta do artigo é questionar o conceito ocidental de moda e seus possíveis usos. Entendemos que o conceito de moda pode ser utilizado como uma noção dentro do aparato ideológico colonial que busca desautorizar a relação das sociedades não ocidentais com o tempo ao afirmar que estas últimas não tem moda porque pouco mudam seu vestuário, ou como o colonizador prefere chamar, sua indumentária ou costume. Este tipo de binarismo, no caso “moda X costume”, engessa, como aponta Quijano (2005), as sociedades não ocidentais e fornece ao Ocidente o status ideológico do movimento, da capacidade de se modificar, renovar e, por que não, evoluir (em um sentido evolucionista mesmo), pois como aponta Said (2007), o colonizador, em seu lugar de autoridade, entende que lhe cabe “ler” o colonizado e traduzir a cultura do mesmo para si próprio.

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Biografia do Autor

Heloisa Helena De Oliveira Santos, Rio de Janeiro Federal Institute of Education, Science and Technology

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Belford Roxo de Economia Criativa. É professora nas áreas de Produção de Vestuário e Moda (modelagem, costura, tingimento, etc.). É graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e Mestre em Sociologia e Antropologia pela mesma instituição. É Tecnóloga em Produção de Vestuário pelo SENAI CETIQT e Doutora em Design pela PUC-RJ.

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

SANTOS, Heloisa Helena De Oliveira. Uma análise teórico-política decolonial sobre o conceito de moda e seus usos. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 28, p. 164–190, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272020164. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15948. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata