Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12252019209

Palavras-chave:

moda, figurino, design de moda

Resumo

A partir do loga-metragem brasileiro, Boi Neon (2006), dirigido por Gabriel Mascaro, este presente artigo tem como objetivo compreender as implicações da temporalidade na experiência estética e sensível da moda e como a mesma se expressa como metáfora do contemporâneo, sob a perspectiva dos autores Giorgio Agamben e Emauelle Coccia. A problemática deste estudo busca entender a formação das identidades dos personagens da narrativa e de como tais atributos podem estar relacionados à formação dos sujeitos contemporâneos. O resultado da análise vem do entrecruzamento dos conceitos e das cenas examinadas através da metodologia de análise fílmica. Dessa forma, foi possível constatar que a construção dos personagens nos leva ao mundo contemporâneo, de sensações, quebras de estereótipos e paradigmas.

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Biografia do Autor

Suellen Cristina Vieira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Docente no curso de Design de Moda da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, mestranda em Ciências da Linguagem, pós-graduada em MBA Gestão de Negócios e graduada em Design de Moda, atua na área de criação e desenvolvimento de produtos de moda, projeto de coleção, empreendedorismo de moda, mídias digitais e marketing desde 2009. 

Alexandre Link Vargas, Universidade do Sul de Santa Catarina

Experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, Audiovisual e Histórias em Quadrinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Imagem, Crítica Cultural, Filosofia da Arte, Estética, Roteiro, Direção e Montagem de cinema e artes visuais. Graduou-se em 2004 pelo curso de Comunicação Social - Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).Ingressou em 2005 no Mestrado em Ciências da Linguagem - também na Unisul -, concluindo em 2007, com a dissertação "A morte do homem no morcego". Em 2010, ingressou no Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concluindo em 2015 com a tese "A invenção dos quadrinhos: teoria e crítica da sarjeta". Foi professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Fotografia da Facvest - Faculdades Integradas de Lages -, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá - SC, do curso de Jornalismo da SATC (onde também orientou estética, roteiro, direção e montagem de documentários e grandes reportagens), do curso de Cinema da UFSC (na área de linguagem e roteiro cinematográfico) e da Especialização em Teoria e História da Arte da Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense (na área de estética e filosofia) . Atualmente é professor dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Letras (nas áreas de roteiro, narrativa, dramaturgia, transmídia e teoria da arte) e do PPGCL - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, todos da Unisul. Alexandre é sócio da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e integrante dos grupos de pesquisa "Artecnologia e Experiência" e "Linguagem, estética e processos culturais" (GRUPEC). Destaque também para o trabalho de cineasta nos curtas-metragens OCULTO (2003), RELIGARE (2005) e DEUSES DE MENTIRA (2009), e o site sobre histórias em quadrinhos, QUADRINHOS NA SARJETA (2011-atual).

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

VIEIRA, Suellen Cristina; VARGAS, Alexandre Link. Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 209–269, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12252019209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264. Acesso em: 26 dez. 2024.