Moda e Biopoder: a nudez nas performances de Vanessa Beecroft

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0011

Palavras-chave:

moda, nudez, Vanessa Beecroft

Resumo

O artigo apresenta a discussão sobre moda e biopoder por meio da nudez presente nas performances da artista italiana Vanessa Beecroft para grandes marcas de moda entre 1996 e 2003 via revisão bibliográfica integrativa. Questiona de que maneira a moda se projeta no corpo e excede a matéria e o vestido no contemporâneo. O corpo ocupa papel central dentro das inúmeras representações visuais veiculadas na mídia. Parâmetros classificam e regulam os corpos. Modelos são idealizados e propagados em páginas de revistas, jornais, nas redes sociais etc. Sabe-se que o biopoder regula a vida e isto significa regular as práticas discursivas sobre o corpo. Como resultados, compreende-se que o corpo documenta relações de poder, que o constituem dentro de discursos que o regulam, ora produzindo subjetividades transitórias, ora dessubjetivando o corpo, permeando as práticas disciplinares e os saberes que dão forma e o normatizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cleia Christovam Hoffmann, Universidade Feevale

Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, junto a linha de pesquisa Linguagens e Ensino. Docente no curso de Moda (desde 2011), ministrando as disciplinas de Traje de Cena, Criação e Produção de Imagens de Moda, Personal Stylist, Produção de Eventos de Moda, Marketing na Moda e Trabalho de Conclusão de Curso - Desenvolvimento de Coleção. Já ministrou as disciplinas de Varejo de Moda, Gestão do Design e Cor e composição e, no curso de Design, ministrou a disciplina de Laboratório de Criatividade. Coordenou o Projeto de Ensino Projeta-me, organizando o desfile vinculado ao trabalho de conclusão dos alunos de 2013 à 2020. Participa, ministrando oficinas,  junto da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. É professora de yoga na Penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialização em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2009). É produtora de moda, performer e figurinista.

Referências

ALDERSEY-WILLIAMS, Hugh. Anatomias: uma história cultural do corpo humano. São Paulo: Record, 2016.

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Editora, 2014.

BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BECCARIA, Marcela. Vanessa Beecroft: Performances 1993-2003. Milão: Skira, 2003.

BEECROFT, Vanessa. Performance. 1998. Disponível em: https://vanessabeecroft.com/performance. Acesso em: 12 jun. 2023.

BOLOGNE, Jean-Claude. História do pudor. Rio de Janeiro: Elfos, 1986.

DALLERY, Arleen. A política escrita do corpo: écriture féminine. In: BORDO, Susan; JAGGAR, Susan R. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 6. ed. Campinas: Papirus, 2011.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Tradução de Fábio Landa. São Paulo: Unesp, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber; tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012.

FOUCAULT, Michel. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1996.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOLDBERG. Rose Lee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como filosofar a marteladas. Tradução de Antônio Carlos Braga. 2. ed. São Paulo: Escala, 2008.

NOVELLI, D. A branquidade em Vogue (Paris e Brasil): imagens da violência simbólica no século XXI. 2014. 345 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123183. Acesso em: 19 fev. 2024.

SABINO, Marco. História da moda. Petrópolis: Havana, 2011.

SIMMEL, Georg. Filosofia da moda e outros escritos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Texto Grafia, 2008.

SMITH, Roberta. The Very Best of Vanessa Beecroft. New York Times. 2016. Disponível em: https://www.nytimes.com/slideshow/2016/05/19/t-magazine/the-very-best-of-vanessa-beecroft/s/19tmag-beecroft-slide-RATN.html. Acesso em: 10 fev. 2023.

SVENDSEN, Lars. Moda, uma filosofia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes; HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Movimentos das identidades e subjetividades na produção de modos de vida. E-ISSN 2177-5796. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2082. Acesso em: 10 fev. 2023.

Publicado

2024-08-05

Como Citar

HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Moda e Biopoder: a nudez nas performances de Vanessa Beecroft . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23804. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata