Moda e Biopoder: a nudez nas performances de Vanessa Beecroft

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0011

Palavras-chave:

moda, nudez, Vanessa Beecroft

Resumo

O artigo apresenta a discussão sobre moda e biopoder por meio da nudez presente nas performances da artista italiana Vanessa Beecroft para grandes marcas de moda entre 1996 e 2003 via revisão bibliográfica integrativa. Questiona de que maneira a moda se projeta no corpo e excede a matéria e o vestido no contemporâneo. O corpo ocupa papel central dentro das inúmeras representações visuais veiculadas na mídia. Parâmetros classificam e regulam os corpos. Modelos são idealizados e propagados em páginas de revistas, jornais, nas redes sociais etc. Sabe-se que o biopoder regula a vida e isto significa regular as práticas discursivas sobre o corpo. Como resultados, compreende-se que o corpo documenta relações de poder, que o constituem dentro de discursos que o regulam, ora produzindo subjetividades transitórias, ora dessubjetivando o corpo, permeando as práticas disciplinares e os saberes que dão forma e o normatizam.

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Biografia do Autor

Ana Cleia Christovam Hoffmann, Universidade Feevale

Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, junto a linha de pesquisa Linguagens e Ensino. Docente no curso de Moda (desde 2011), ministrando as disciplinas de Traje de Cena, Criação e Produção de Imagens de Moda, Personal Stylist, Produção de Eventos de Moda, Marketing na Moda e Trabalho de Conclusão de Curso - Desenvolvimento de Coleção. Já ministrou as disciplinas de Varejo de Moda, Gestão do Design e Cor e composição e, no curso de Design, ministrou a disciplina de Laboratório de Criatividade. Coordenou o Projeto de Ensino Projeta-me, organizando o desfile vinculado ao trabalho de conclusão dos alunos de 2013 à 2020. Participa, ministrando oficinas,  junto da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. É professora de yoga na Penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialização em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2009). É produtora de moda, performer e figurinista.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

HOFFMANN, Ana Cleia Christovam. Moda e Biopoder: a nudez nas performances de Vanessa Beecroft . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–29, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23804. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata