Experimentações docentes a partir do Programa de Residência Pedagógica: maneiras, gestos e modos de fazer a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023135

Palavras-chave:

residência pedagógica, docência, formação de professores

Resumo

Os saberes relacionados ao exercício da docência são fundamentados por arranjos múltiplos que combinam elementos diferentes e plurais. Sendo assim, é possível reivindicar uma prática que não exija unicamente um conjunto de habilidades e competências para pensar a formação de professores, mas que conceda, também, lugar ao estudo do ofício para tratar da dimensão constitutiva docente. A partir dessa perspectiva, o presente artigo propõe-se a apresentar experimentações docentes de licenciandos no Programa de Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e implementado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2018 - 2020), destacando suas vivências em contextos escolares. Dessa forma, os residentes participantes destacam a ampliação do conhecimento da realidade escolar, o estudo sobre os processos de ensinar e aprender, as contribuições do trabalho em equipe e as experiências em sala de aula como os diferenciais do Programa. Evidencia-se grande importância para os “encontros” que se deram no espaço escolar, e a prática educativa dos licenciandos passa a ser entendida a partir da relação com os estudantes da escola. A partir de suas vivências no âmbito da Residência Pedagógica, os bolsistas reconhecem que novos conhecimentos foram produzidos sobre a docência, mas também se evidenciam diferentes atitudes e posturas em relação à escola pública e aos estudantes, junto a uma maior valorização da docência e reafirmação das suas escolhas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 1. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 221-247.

BIESTA, Gert. A (re)descoberta do ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BRASIL. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas deEnsino. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em http://pne.mec.gov.

br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. [Brasília, DF]: Mec, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 maio 2023.

BRASIL. Decreto 8.752, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 19 maio 2023.

BRASIL. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 138, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 19 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01/2020 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2020. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 24/2022 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília, DF: CAPES, 2022. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf. Acesso em: 19 maio. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

RECHIA, Karen Christine; CUBAS, Caroline Jaques. Uma skholé para professores: o estudo como dimensão constitutiva do ofício de professor. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, [Salamanca], v. 31, n. 2, p. 109-130, jul./dez. 2019.

SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo; BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], v. 25, e250065, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kcHJszJzt8zGSyxmSRpmSYq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 maio 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], n. 13, p. 5-24, jan. 2000.

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (Univates). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021). Lajeado, RS: Univates, 2017.

WEIZENMANN, Tiago. Residência Pedagógica e suas interfaces com o estágio curricular dos cursos de licenciatura: subjetividades, percursos e identidade docente. In: GIONGO, Ieda Maria; QUARTIERI, Marli Teresinha; GONZATTI, Sônia Elisa (org.). Ensino de matemática e de ciências da natureza: convergências e reflexões teórico-metodológicas nos campos da prática e da formação docente. Lajeado, RS: Editora Univates, 2022.

Disponível em: www.univates.br/editora-univates/publicacao/377. Acesso em: 19 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

WEIZENMANN, Tiago; VOLKMER, Márcia Solange. Experimentações docentes a partir do Programa de Residência Pedagógica: maneiras, gestos e modos de fazer a docência. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 135–159, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023135. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24431. Acesso em: 24 nov. 2024.