Curso de Pedagogia da UNIFAP: percepções sobre formação inicial, currículo e questões raciais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025257Palavras-chave:
educação, relações étnico-raciais, currículo, formação de professores, AmapáResumo
Pensar a educação para as relações étnico-raciais nos currículos escolares, debates, discussões e, sobretudo, na formação inicial de professores, é um passo importante e necessário no processo de superação da discriminação racial e do racismo. Este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre currículo e as questões étnico-raciais na formação docente do curso de Pedagogia, para o enfrentamento ao racismo. A pesquisa se configura em um estudo de caso com enfoque em abordagem qualitativa. A coleta de dados materializa-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, através de questionário estruturado. Para o tratamento de dados utilizou-se a Análise do Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram para o fato de que os estudantes percebem a relevância dessa temática na formação de professores, uma vez que esse processo pode redimensionar o olhar, por meio de uma consciência crítica e reflexiva e da descolonização do currículo, das práticas pedagógicas, e principalmente das mentes.
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