Formação docente e situações de trabalho: tendências em teses e dissertações no contexto amazônico
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825582024220Mots-clés :
formação docente, socialização profissional, Amazônia, formação continuada, desenvolvimento profissionalRésumé
Dentre as principais tendências que caracterizam a formação docente nos últimos trinta anos, destaca-se a formação realizada ao longo do exercício profissional, ou em situação de trabalho. Os conceitos utilizados são diversos, conforme a orientação teórica de quem os utiliza, sobretudo aqueles que se aproximam dos processos de mercantilização da educação. Um dos termos mais utilizados é o de formação continuada, conceito polissêmico que apresenta diversos entendimentos; outro é a formação em serviço, considerada, dentre outras características, a de menor custo. Têm em comum a premissa de que a formação docente se dá continuamente, seja em âmbito escolar ou não, além de processos formativos que apontam para a socialização profissional em situações de trabalho. Identificar como essas tendências se manifestam no contexto amazônico é a nossa intenção, pois a diversidade na organização social e econômica se intensifica e contribui para a inibição das oportunidades educacionais. Para tal, utilizar-se-á a metodologia do estado do conhecimento, a partir de teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, temas recorrentes, principais ausências, além das bases teórico-metodológicas. Os resultados apontam para uma diversidade conceitual nas produções analisadas, o que indica que se trata de um conceito com várias acepções, que têm em comum, nessas produções, a continuidade dos processos formativos, que sofrem modificações nas relações entre formação e trabalho docente.
Téléchargements
Références
AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/Tesejudenilsonteixeiramador.pdf. Acesso em: 29 jul. 2023.
AMARAL, Míriam Matos. O trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de professores centrada na Escola Inclusiva em Belém-PA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/TESEMiriamAmaral.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmaso Afonso. Formação de Professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 17 set. 2021.
ARROYO, Miguel. Política de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.
BEZERRA, Giselle Cristiane Pinto Moreira. Formação continuada docente na escola para o uso pedagógico de tecnologias digitais: um estudo sobre a Escola Amazônica - Ananindeua/PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/09/giselle_cristiane_pinto_moreira_bezerra.pdf. Acesso em: 20 jul.2023.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SNBCM39pHTJNyrJLqjmM4vD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2023.
CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022.
CANÁRIO, Rui. A “aprendizagem ao longo da vida”. Análise crítica de um conceito e uma política. In: CANÁRIO, Rui et. al. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003. p. 189-207.
CARNEIRO, Mônica Amélia de Oliveira. Formação inicial de professores de Ciências em serviço. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/10/Monica_Amelia_de_Oliveira_Carneiro.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.
CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima. A formação continuada de professores para a afirmação dos direitos dos povos do campo à educação: uma análise da experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2010. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/04/darinez_de_lima_conceio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Parte II - Modelos de professores: em busca da autonomia profissional do docente p. 97-206).
CORREIA, José Alberto. Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: CANÁRIO, José Alberto et. al. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003. p. 13-41.
COSTA, Deyse Danielle Souza da. Formação continuada de professores: um estudo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental no município de Moju no ano de 2014. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8683. Acesso em: 21 jul. 2023.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação Continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SNBCM39pHTJNyrJLqjmM4vD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2021.
DEMAILLY, L. C. Modelos de formação contínua. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 139-158.
FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores)
FERREIRA, Diana Lemes. Políticas de formação docente do Projeto Escola Cabana: dilemas e desafios da implementação do programa de formação continuada. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/bv/arquivos/File/dissertacoes2007/DIANA_dissertacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRES, Amanda Caroline Soares. A formação em serviço no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: implicações na prática pedagógica do professor-aluno/egresso do PARFOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8648. Acesso em: 26 jul. 23.
FULLAN, Michael El Cambio educativo: guía de planeación para maestros. México: Trilhas, 2000.
GATTI, B. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154956002.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
GOMES, Maria Rosilene Maués. Formação continuada: dimensão da prática pedagógica e desenvolvimento profissional dos professores do Proeja. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2012. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/06/maria_rosilene_maues%20_gomes.pdf. Acesso em 19 jul. 2023.
GUIMARÃES, Waldenira Santos. Programa pró-letramento: a formação continuada de professores nas escolas multisseriadas do campo no Planalto em Santarém/PA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/05/waldenira_santos_guimaraes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, estado e regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out./dez. 2010.
LUZ, Iza Cristina Prado da. Política de formação continuada de professores: a repercussão do Programa Pró-Letramento no trabalho de professores de escolas públicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2910/1/Dissertacao_PoliticaFormacaoContinuada.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/29247. Acesso em: 4 out. 2022.
MELO, Cilane da Silva. Formação continuada de professores em educação ambiental: o curso de extensão em educação ambiental, escolas sustentáveis e com-vida no município de Capitão Poço-PA, processos e resultados. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10893. Acesso em: 26 jul. 2023.
MOLINA, Mônica Castagna. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela licenciatura em educação do campo - UFMG. In: ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Educação do campo: desafios para formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 185-198.
MOROSINI, Marília Costa Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Cidade, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 23 set. 2022.
MOROSINI, Marília Costa; KHOLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento. Curitiba: CRV, 2021.
NASCIMENTO, Flávia Costa do. Formação de professores da educação infantil: a experiência de um curso de formação continuada. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9497. Acesso em: 23 jul. 2023.
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. Formação de professores em serviço: um caminho para a transformação da escola. In: FRANCO, Creso.; KRAMER, Sonia. (orgs.). Pesquisa e educação: história, escola e formação de professores. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. p. 214-244.
NORONHA, Rosa Maria Lopes. A formação continuada em serviço no discurso das professoras da EJA, em escola municipal. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2009. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/03/rosa_maria_lopes_noronha.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
OLIVEIRA, Marcia de Fátima de. Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na educação infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém - Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9510. Acesso em: 23 jul. 2023.
PALHETA, Luís Fernando. O Plano de Ações Articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10902. Acesso em: 24 jul. 2023.
PEREIRA, Mary José de Almeida. A política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Belém: o Projeto Expertise sob o olhar dos professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/DissertaMary.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
PEREIRA, Mary José Almeida. Formação Continuada de Professores do Estado do Pará via relação público-privada: uma análise do Projeto Trilhas do Instituto Natura em Benevides-Pará. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/TeseMARYJOSE.pdf. Acesso em: 23 out. 2023
REIS, Larina Gabriela Lima dos. A formação continuada dos professores dos anos iniciais da escola bosque: limites e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1208 . Acesso em: 27 jul. 2023.
RODRIGUES, Glenda Caroline Meireles da Costa; CAMARGO. Arlete Maria Monte de. Formação docente em serviço. MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO; Arlete Maria Monte de; CABRAL; Maria Da Conceição Rosa; ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante; COSTA; Maria da Conceição dos Santos; PEREIRA; Mary Jose Almeida; SOUZA; Michelle Borges de. Glossário. A Internacionalização da Educação: os organismos internacionais e a formação docente. Campinas, Mercado das Letras, 2022, p. 301-304.
RODRIGUES, Lanna Karina Araújo de Lima. Formação de rofessores em serviço: um estudo avaliativo junto aos egressos do Curso de Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/10/lanna_karina_araujo_de_lima_rodrigues.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
ROSA, Ana C. F.; RODRIGUES, Glenda Caroline Meireles da Costa; NASCIMENTO, Flávio Nogueira. Produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em educação na Amazônia paraense: o visível e o oculto nas abordagens sobre a formação de professores. In: REUNIÃO ANPEd NORTE, 3., 2021, Palmas. Anais [...]. Rio de Janeiro: RBE, 2021. p. 01-08.
SANTOS, Maria Eliana Lima dos. Formação Continuada e as contribuições para a construção da identidade dos docentes do IFRR Campus Boa Vista a partir dos pressupostos da institucionalização dos IF. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6186582. Acesso: 22 jul. 2023.
SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do Grupo de Estudo e Pesquisa FORMAZON/UFOPA. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/363. Acesso em: 27 jul. 2023.
SILVA, Francisca Janice. Formação continuada de professores de Educação Infantil em Paragominas/PA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/2020/01/Francisca-Janice-Silva.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
SILVA, Kelle do Rosário Braga. A formação continuada docente no contexto da política de educação de Cametá/PA: as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade Federal do Pará, Cametá, 2018. Disponível em: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2016/dissertacoes2016/kelle.pdf. Acesso: 26 jul. 2023.
SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Programa Escola Ativa política de formação continuada de professores de escolas multisseriadas e seus impactos no cotidiano da sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/05/helen_do_socorro_de_araujo_silva.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
SILVA, Marcos Antônio. O discurso dos professores sobre a formação continuada: significados e sentidos na prática docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2009. Disponível em:
https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/03/marcos_antonio_silva.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
SILVA, Michelle Castro. A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: da valorização à precarização do trabalho de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9499. Acesso em: 22 jul. 2023.
SOUSA, Léiva Rodrigues de. A formação continuada de professores na escola mediada pelo coordenador pedagógico: implicações no trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/08/leiva_rodrigues_de_sousa.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.
SOUZA, Cristian Rafael Silva. A formação continuada de professores de Educação Física na Rede Municipal de Ananindeua/PA: contradições e perspectivas nos caminhos para emancipação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11893. Acesso em: 28 jul. 2023.
TORRES, R. M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, Mirian Jorge (org.). Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998, p. 173-191.
VALENTE, Luís de Nazaré Viana. A formação de professores de português em serviço: repercussões e elementos contraditórios. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8531. Acesso em: 20 jul. 2023.
VASCONCELOS, Milka Oliveira de. A formação continuada de professores na perspectiva da política de educação integral no Município de Santarém – Pará. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/266. Acesso em: 22 jul. 2023.
VIEIRA, Scheilla de Castro Abbud. Formação continuada do professor: um estudo das contribuições do Programa Conhecer para Acolher para a prática pedagógica inclusiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará Belém, 2010. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3390. Acesso em: 18 jul. 2023.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 23 ago. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.