Teacher training and work situations: trends in theses and dissertations in the Amazon context

Authors

  • Arlete Maria Monte de Camargo Federal University of Para image/svg+xml
  • Flávio Nogueira do Nascimento
  • Glenda Caroline Meireles da Costa Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024220

Keywords:

teacher training, professional socialization, Amazonia, continuing education, professional development

Abstract

Among the main trends that have characterized teacher training over the last thirty years is training that takes place during professional practice, or in a work situation. The concepts used are diverse, depending on the theoretical orientation of those who use them, especially those that are close to the processes of commercialization of education. One of the most commonly used terms is continuing education, a polysemic concept that has different meanings; another is in-service training, considered to be the least expensive, among other characteristics. What they have in common is the continuous training of teaching professionals, whether in schools or not, as well as training processes that point to professional socialization in work situations. Our intention is to identify how these trends manifest themselves in the Amazonian context, since the diversity in social and economic organization is intensifying and contributing to the inhibition of educational opportunities. To do this, we will use the state of knowledge methodology, based on theses and dissertations produced in stricto sensu postgraduate programs in education, recurring themes, main absences, as well as theoretical and methodological bases. The results point to a conceptual diversity in the productions analyzed, which indicates that it is a concept with various meanings, which has in common in these productions the continuity of training processes, which undergo changes in the relationships between students and teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/Tesejudenilsonteixeiramador.pdf. Acesso em: 29 jul. 2023.

AMARAL, Míriam Matos. O trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de professores centrada na Escola Inclusiva em Belém-PA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/TESEMiriamAmaral.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmaso Afonso. Formação de Professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 17 set. 2021.

ARROYO, Miguel. Política de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.

BEZERRA, Giselle Cristiane Pinto Moreira. Formação continuada docente na escola para o uso pedagógico de tecnologias digitais: um estudo sobre a Escola Amazônica - Ananindeua/PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/09/giselle_cristiane_pinto_moreira_bezerra.pdf. Acesso em: 20 jul.2023.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SNBCM39pHTJNyrJLqjmM4vD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2023.

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antonia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022.

CANÁRIO, Rui. A “aprendizagem ao longo da vida”. Análise crítica de um conceito e uma política. In: CANÁRIO, Rui et. al. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003. p. 189-207.

CARNEIRO, Mônica Amélia de Oliveira. Formação inicial de professores de Ciências em serviço. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/10/Monica_Amelia_de_Oliveira_Carneiro.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.

CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima. A formação continuada de professores para a afirmação dos direitos dos povos do campo à educação: uma análise da experiência do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2010. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/04/darinez_de_lima_conceio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Parte II - Modelos de professores: em busca da autonomia profissional do docente p. 97-206).

CORREIA, José Alberto. Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: CANÁRIO, José Alberto et. al. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003. p. 13-41.

COSTA, Deyse Danielle Souza da. Formação continuada de professores: um estudo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental no município de Moju no ano de 2014. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8683. Acesso em: 21 jul. 2023.

DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação Continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 41, n. 144, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SNBCM39pHTJNyrJLqjmM4vD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2021.

DEMAILLY, L. C. Modelos de formação contínua. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 139-158.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores)

FERREIRA, Diana Lemes. Políticas de formação docente do Projeto Escola Cabana: dilemas e desafios da implementação do programa de formação continuada. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/bv/arquivos/File/dissertacoes2007/DIANA_dissertacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRES, Amanda Caroline Soares. A formação em serviço no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: implicações na prática pedagógica do professor-aluno/egresso do PARFOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8648. Acesso em: 26 jul. 23.

FULLAN, Michael El Cambio educativo: guía de planeación para maestros. México: Trilhas, 2000.

GATTI, B. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154956002.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

GOMES, Maria Rosilene Maués. Formação continuada: dimensão da prática pedagógica e desenvolvimento profissional dos professores do Proeja. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2012. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wpcontent/uploads/dissertacoes/06/maria_rosilene_maues%20_gomes.pdf. Acesso em 19 jul. 2023.

GUIMARÃES, Waldenira Santos. Programa pró-letramento: a formação continuada de professores nas escolas multisseriadas do campo no Planalto em Santarém/PA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/05/waldenira_santos_guimaraes.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, estado e regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out./dez. 2010.

LUZ, Iza Cristina Prado da. Política de formação continuada de professores: a repercussão do Programa Pró-Letramento no trabalho de professores de escolas públicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2910/1/Dissertacao_PoliticaFormacaoContinuada.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/29247. Acesso em: 4 out. 2022.

MELO, Cilane da Silva. Formação continuada de professores em educação ambiental: o curso de extensão em educação ambiental, escolas sustentáveis e com-vida no município de Capitão Poço-PA, processos e resultados. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10893. Acesso em: 26 jul. 2023.

MOLINA, Mônica Castagna. Possibilidades e limites de transformações das escolas do campo: reflexões suscitadas pela licenciatura em educação do campo - UFMG. In: ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Educação do campo: desafios para formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 185-198.

MOROSINI, Marília Costa Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Cidade, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 23 set. 2022.

MOROSINI, Marília Costa; KHOLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento. Curitiba: CRV, 2021.

NASCIMENTO, Flávia Costa do. Formação de professores da educação infantil: a experiência de um curso de formação continuada. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9497. Acesso em: 23 jul. 2023.

NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. Formação de professores em serviço: um caminho para a transformação da escola. In: FRANCO, Creso.; KRAMER, Sonia. (orgs.). Pesquisa e educação: história, escola e formação de professores. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. p. 214-244.

NORONHA, Rosa Maria Lopes. A formação continuada em serviço no discurso das professoras da EJA, em escola municipal. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2009. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/03/rosa_maria_lopes_noronha.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

OLIVEIRA, Marcia de Fátima de. Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na educação infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém - Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9510. Acesso em: 23 jul. 2023.

PALHETA, Luís Fernando. O Plano de Ações Articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10902. Acesso em: 24 jul. 2023.

PEREIRA, Mary José de Almeida. A política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Belém: o Projeto Expertise sob o olhar dos professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/DissertaMary.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

PEREIRA, Mary José Almeida. Formação Continuada de Professores do Estado do Pará via relação público-privada: uma análise do Projeto Trilhas do Instituto Natura em Benevides-Pará. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/TeseMARYJOSE.pdf. Acesso em: 23 out. 2023

REIS, Larina Gabriela Lima dos. A formação continuada dos professores dos anos iniciais da escola bosque: limites e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1208 . Acesso em: 27 jul. 2023.

RODRIGUES, Glenda Caroline Meireles da Costa; CAMARGO. Arlete Maria Monte de. Formação docente em serviço. MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO; Arlete Maria Monte de; CABRAL; Maria Da Conceição Rosa; ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante; COSTA; Maria da Conceição dos Santos; PEREIRA; Mary Jose Almeida; SOUZA; Michelle Borges de. Glossário. A Internacionalização da Educação: os organismos internacionais e a formação docente. Campinas, Mercado das Letras, 2022, p. 301-304.

RODRIGUES, Lanna Karina Araújo de Lima. Formação de rofessores em serviço: um estudo avaliativo junto aos egressos do Curso de Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/10/lanna_karina_araujo_de_lima_rodrigues.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

ROSA, Ana C. F.; RODRIGUES, Glenda Caroline Meireles da Costa; NASCIMENTO, Flávio Nogueira. Produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em educação na Amazônia paraense: o visível e o oculto nas abordagens sobre a formação de professores. In: REUNIÃO ANPEd NORTE, 3., 2021, Palmas. Anais [...]. Rio de Janeiro: RBE, 2021. p. 01-08.

SANTOS, Maria Eliana Lima dos. Formação Continuada e as contribuições para a construção da identidade dos docentes do IFRR Campus Boa Vista a partir dos pressupostos da institucionalização dos IF. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6186582. Acesso: 22 jul. 2023.

SILVA, Alessandra Neves. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do Grupo de Estudo e Pesquisa FORMAZON/UFOPA. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/363. Acesso em: 27 jul. 2023.

SILVA, Francisca Janice. Formação continuada de professores de Educação Infantil em Paragominas/PA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/2020/01/Francisca-Janice-Silva.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

SILVA, Kelle do Rosário Braga. A formação continuada docente no contexto da política de educação de Cametá/PA: as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Universidade Federal do Pará, Cametá, 2018. Disponível em: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2016/dissertacoes2016/kelle.pdf. Acesso: 26 jul. 2023.

SILVA, Hellen do Socorro de Araújo. Programa Escola Ativa política de formação continuada de professores de escolas multisseriadas e seus impactos no cotidiano da sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/05/helen_do_socorro_de_araujo_silva.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

SILVA, Marcos Antônio. O discurso dos professores sobre a formação continuada: significados e sentidos na prática docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2009. Disponível em:

https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/03/marcos_antonio_silva.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.

SILVA, Michelle Castro. A profissionalização docente no âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: da valorização à precarização do trabalho de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9499. Acesso em: 22 jul. 2023.

SOUSA, Léiva Rodrigues de. A formação continuada de professores na escola mediada pelo coordenador pedagógico: implicações no trabalho docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/08/leiva_rodrigues_de_sousa.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

SOUZA, Cristian Rafael Silva. A formação continuada de professores de Educação Física na Rede Municipal de Ananindeua/PA: contradições e perspectivas nos caminhos para emancipação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11893. Acesso em: 28 jul. 2023.

TORRES, R. M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, Mirian Jorge (org.). Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998, p. 173-191.

VALENTE, Luís de Nazaré Viana. A formação de professores de português em serviço: repercussões e elementos contraditórios. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8531. Acesso em: 20 jul. 2023.

VASCONCELOS, Milka Oliveira de. A formação continuada de professores na perspectiva da política de educação integral no Município de Santarém – Pará. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/266. Acesso em: 22 jul. 2023.

VIEIRA, Scheilla de Castro Abbud. Formação continuada do professor: um estudo das contribuições do Programa Conhecer para Acolher para a prática pedagógica inclusiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará Belém, 2010. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3390. Acesso em: 18 jul. 2023.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 23 ago. 2023.

Published

2024-07-29

How to Cite

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; NASCIMENTO, Flávio Nogueira do; RODRIGUES, Glenda Caroline Meireles da Costa. Teacher training and work situations: trends in theses and dissertations in the Amazon context. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 220–248, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024220. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25930. Acesso em: 27 sep. 2024.