As representações sociais sobre as práticas sustentáveis em Educação Física no contexto do ginásio educacional olímpico do município do Rio de Janeiro
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723825592024299Mots-clés :
representações sociais, sustentabilidade, educação, escola, educação físicaRésumé
O conhecimento compartilhado entre os participantes de um mesmo grupo social sobre um dado objeto indica muito sobre seus valores e suas atitudes, construindo representações sociais. No entanto, o senso comum sobre as práticas sustentáveis no campo da Educação tem ganhado destaque nos últimos anos, mas pouca atenção tem sido dada ao componente curricular Educação Física numa perspectiva de sustentabilidade. Nesse sentido, a pesquisa objetivou identificar e analisar as representações sociais compartilhadas por um grupo de professores de Educação Física dos Ginásios Educacionais Olímpicos do Município do Rio de Janeiro sobre as Práticas Sustentáveis nas aulas dessa disciplina. Para atingir esse objetivo, empregou-se uma investigação de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o Teste de Associação Livre de Palavras para 104 professores de Educação Física. Os dados foram tratados utilizando-se o software IRAMUTEQ, a partir da técnica de análise prototípica. Os resultados observados foram representações sociais sobre práticas sustentáveis nas aulas de Educação Física associadas às noções de reciclar e reaproveitar materiais. Essas representações sociais sobre práticas sustentáveis nas aulas de Educação Física estão limitadas à produção de equipamentos esportivos utilizando materiais recicláveis. Portanto, tornam-se necessárias intervenções cabíveis para transformar essas representações sociais compartilhadas pelo grupo, buscando uma aproximação com práticas sustentáveis que ultrapassem a perspectiva naturalista.
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