Currículos pensadospraticados da educação física na EJA: a dança como invenção cotidiana potencializadora de ecologia de saberes corporais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824552023182

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, currículo, dança, ecologia de saberes

Résumé

Este artigo é parte de uma investigação matriz no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Casadinho) que se articulou a uma rede entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Objetiva desinvisibilizar o currículo pensadopraticado da Educação Física para/na EJA por meio da dança no contexto dos anos iniciais na rede de ensino municipal de Maceió. A investigação desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de casos múltiplos e os loci foram duas escolas do município de Maceió – Alagoas, e contou com a participação de 12 trabalhadoresestudantes na sua totalidade e duas professoras de Educação Física, em cada instituição escolar. A coleta e a construção dos dados concretizaram-se por meio das técnicas da observação, entrevista e sessão conversa, além de nos apoiarmos em registros de um Dário de Campo, que permitiu as nossas confidências. Os dados apontam que a dança enquanto criação curricular cotidiana convidou os corpos dos jovens, adultos e idosos a dançarem no espaçotempo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) alinhando-se aos currículos pensadospraticados, uma vez que não engessou os conteúdos. Nessa perspectiva, a professora e os trabalhadoresestudantes ao enxergarem outras maneiras de fazerpensar os cotidianos escolares, por meio da tessitura de conhecimentos corporais em rede e que se opôs à razão indolente que desperdiça as experiências, fabricaram alternativas credíveis e legítimas ao currículo instituído, tornando-se criadores de currículos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, Nilda. Imagens das escolas. In: ALVES, Nilda, et al. Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2001. p. 17-36.

ALVES, Nilda; MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês O.; MANHÃES, Luiz Carlos (orgs.). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda. Formação de professores: pensar e saber. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

ALVES, Nilda. Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente: o caso do cinema, suas imagens e sons – projeto de pesquisa (2012-2017). Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ, 2011.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRASIL. Lei nº 10.793, de 01 de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no9. 394, de 20 de dezembro de 1996, que "estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1 - p. 3, 02 dez. 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10793-1-dezembro-2003-497217-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 27 jun. 2023.

BUSS, Paulo Marchiori; CARVALHO, de Antônio Ivo. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos vinte anos (1988-2008). Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 14, n. 6, p. 2.305-2.316, 2009.

CARDOSO, Vanda Figueredo. Permanência escolar no Proeja: olhares dos estudantes do curso técnico em cozinha. 2017 [133] f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) − Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas - Ufal, Maceió, 2016.

CAVALCANTE, Valéria Campos; FREITAS, Marinaide. Currículos emancipatórios na EDA/EJAi : resistências freireanas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 314-331, maio/ago. 2018.

CAVALCANTE, Valéria Campos; MARINHO, Paulo. A descolonização curricular em uma escola quilombola: uma possibilidade de mais justiça curricular e social. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 963-989, jul./set. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP & A, 2003. p. 73-95.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCHI, Silvester; GUNTHER, Maria Cecília C. Juvenilização da EJA: repercussões na educação física. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 53, p. 209-225, maio 2018.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GARIBA, Chames Maria S. Personal dance: uma proposta empreendedora. 2002.133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) − Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

LE BRETON, David. Individualização do corpo e tecnologias contemporâneas. In: COUTO, Edvaldo Souza; GOELLNER, Silvana Vilodre (orgs.). O triunfo do corpo: polêmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 15-32.

LIRA, Iolita M.; FREITAS, Marinaide Lima de Q. Currículo pensadopraticado: trajetória e desafios. Educação. Rev. Debates em Educação, Maceió v. 12, nº 26, Jan/abr. p. 500-514, 2020.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teoria de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: Faperj.

LOPES, Elisabeth Silva; CABRAL, Ivan; GAMA, Joaquim C. M. – “Descolonização do currículo no processo de aprendizagem. A experiência da SP Escola de Teatro – centro de formação das artes do palco”. In: PINTO, Luísa; PALINHOS, Jorge; CABRAL; Ivan (Ed.) Arte inclusiva? quem inclui quem? Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2021, p.31-60.

LUZ, Diego Ubiratan Bezerra da Luz; OLIVEIRA, Inês Barbosa de Oliveira. Políticas educacionais dos/nos cotidianos do ensino da educação física. Revista Espaço do Currículo, Paraíba v. 14, n. 1, p. 1-13, 2021.

MACEDO; Janine; MACÊDO, Dinlava. Educação, currículo e a descolonização do saber: desafios postos para as escolas. Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 301-312, out./dez. 2018.

MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. Pesquisa pedagógica em educação física e os “estudos nos/dos/com os cotidianos”: entre o contextualismo e a transcendência. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 319-330, jan./mar. 2018.

MALDONADO-TORRES, Nelson. On the coloniality of being: contributions to the development of a concept. Cultural Studies, [Boulder] v. 21, n. 2-3, p. 240-270, 2007.

MARINHO, Paulo; DELGADO, Fátima. A curriculum in vocational courses: the recognition and (re)construction of counterhegemonic knowledge. The Educational Forum (West Lafayette, Ind.), [London], v. 83, p. 251-265, 2019.

MARQUES, Gabriel Rodrigues D. Educação física na Educação de Jovens e Adultos: publicizar experiências positivas e romper coma ficção nos currículos, Revista Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 74-90, jan./jun. 2015.

MARTINS, Nara Elisa G.; SANTIAGO, Leonea V. Educação física na Educação de Jovens e Adultos: tecendo compreensões sobre os sentidos do trabalho docente. Maceió: Edufal, 2015. 184 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

NEIRA, Marcos G.; NUNES, Mário Luiz F. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

OLIVEIRA, Inês B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP & Alii, 2003.

OLIVEIRA, Inês B. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: FAPERJ, 2012.

OLIVEIRA, Inês B; CAVALCANTE, Valéria. O currículo da EJA no Brasil: rupturas, retrocessos, avanços e visibilidades. In: LOPES, Denise; OLIVEIRA, Inês; FREITAS, Marinaide (orgs.). Educação Continuada: currículo e práticas culturais. Rio de Janeiro: DP & Alii, 2016. p. 25-46.

PRIESTLEY, Mark; BIESTA, Gert; ROBINSON, Sarah. Teachers as agents of change: teacher agency and emerging models of curriculum. In: PRIESTLEY, Mark; BIESTA, Gert (ed.). Reinventing the curriculum: new trends in curriculum policy and practice. London: Bloomsbury Academic, 2013. p. 187-206.

PRIESTLEY, Mark; BIESTA, Gert; ROBINSON, Sarah.Teacher agency: what is it and why does it matter? In: KNEYBER, René.; EVERS, Jelmer. (ed.). Flip the system: changing education from the bottom up. London: Routledge, 2015. p. 134-148.

SACRISTÁN, Gimeno José. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora LDA, 1999.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 63, p.237-280, out. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 78, p. 3-46, out. 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010.

SILVA, Tomas T. d. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SILVA, Tomas, T. da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Tomas, T. da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Rio de Janeiro: Porto editora, 2000.

SILVA, Tomas, T. da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SLEETER, Christine. Decolonizing curriculum. Curriculum Inquiry, [Toronto], v. 40, n. 2, p. 193- 204, 2010.

SOARES, Carmem. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SPOSITO, Marília P. Estudos sobre juventude em educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 5-6, p. 37-52, 1997.

STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata, 1999.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZONTA, Ana F. Z.; BETTI, Mauro; LIZ, Luciano. Dispensa das aulas de educação física: os motivos de alunas do ensino médio. In: XIX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais XIX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, [...]. Fortaleza: Editora da UECE, 2000. p. 95-115.

Téléchargements

Publiée

2023-07-25

Comment citer

MARTINS-OLIVEIRA, Nara; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; MARINHO, Paulo. Currículos pensadospraticados da educação física na EJA: a dança como invenção cotidiana potencializadora de ecologia de saberes corporais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 182–209, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023182. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24095. Acesso em: 22 déc. 2024.