Letramento digital, multimodalidade e multiletramentos: desafios e caminhos possíveis para a educação
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823522022304Mots-clés :
letramento digital, multimodalidade, multiletramento, educaçãoRésumé
O objetivo deste artigo consiste em debater sobre os conceitos de letramento digital, multimodalidade e multiletramento, destacando desafios e perspectivas para a educação contemporânea. O estudo se caracterizou como pesquisa qualitativa, tipificada como bibliográfica. A pesquisa evidenciou como resultado do estudo teórico diversos desafios a serem superados pelas unidades de ensino no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais no espaço escolar e ressaltou que estas podem, também, trazer possibilidades viáveis para o campo educacional. Realçou ainda que o âmbito abordado provoca outras discussões e converge para o encorajamento de pesquisas sobre o uso apropriado das novas tecnologias na dinâmica das aulas. Por isso, enfatizou-se a importância de partir da compreensão sobre letramento digital, multimodalidade e multiletramento para, então, ampliar as concepções sobre o uso das mídias digitais na sala de aula, visto neste estudo como desafio a ser superado, ainda, pela escola.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. (Revogada pela LDB/96, exceto os artigos 6º a 9º).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Base nacional comum curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marco Antônio. Porto Alegre: L&PM, 2015.
MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARIA, Circe; Bittencourt, Fernandes. Ensino de história. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018. E-book.
MORAN, José Manuel.; MASETTO, Marcos.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
MORAN, JOSÉ. MANUEL.; MASETTO, MARCOS.; BEHRENS, MARILDA. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
NOVAIS, Ana Elisa Costa. Leitura nas interfaces gráficas do computador: compreendendo a gramática da interface. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos, Linguagem e Tecnologia) − Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
OLIVEIRA, Fernanda Karyne; ARANHA, Simone Dália Gusmão. Literatura digital na sala de aula: uma proposta didática com o hiperconto multissemiótico. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, p. 103-113, 2018.
RIBEIRO, ANA. ELISA. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da pedagogia dos multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, e02011, 2020.
RIBEIRO, ANA. ELISA. Tecnologia digital e ensino: breve histórico e seus elementos para a ação. CEFET-MG. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 91-111, jul./dez. 2016.
RIBEIRO, ANA. ELISA. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista Abralin, Belém, v. 8, n. 1, p. 15-38, jan./jun. 2009.
ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H. R. Escola conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. v. 1. 223p.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. v. 1. 304 p.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
XAVIER, A. C. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da geração Y. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 9, n. 1, p. 3-14, jan./abr. 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.