O processo de indução do professor alfabetizador iniciante
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823522022280Mots-clés :
programa de indução, alfabetização, professor iniciante, formação docenteRésumé
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo analítico, que objetivou investigar as iniciativas no processo de indução com professores alfabetizadores iniciantes. Os estudos de García, Huberman, Shulman e Wong apoiaram a construção do referencial teórico e da análise de dados. Constatamos, com a análise dos dados, que ainda não há um programa de indução voltado para receber os professores iniciantes. Além disso, com relação às dificuldades e aos desafios enfrentados pelo professor, um ponto crucial no processo de alfabetização envolve a inclusão de alunos com transtornos, com dificuldades de aprendizagem ou com alguma deficiência.
Téléchargements
Références
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n.145, p. 112-129, jan./abr. 2012.
FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 505-524, abr./jun. 2016.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Lisboa: Porto Editora, 2013. p. 31-61.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo/ Revista de ciências e educação, Lisboa, n. 8, p. 07-22, jan./abr. 2009.
NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar - as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
WONG, Harry K. Induction Programs That Keep New Teachers Teaching and Improving. Tradução Adriana Teixeira Reis. “Programas de indução que mantêm os novos professores ensinando e melhorando. NASSP Bulletin, v. 88, n. 638, March, 2004, p. 41-58.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.