Planejamento coletivo por temas e avaliação descritiva em escola do campo - a experiência da Escola Básica Municipal José Maria
Résumé
Este artigo relata e analisa a experiência dos educadores da escola do campo – Escola Básica Municipal José Maria, sobre o planejamento coletivo por temas e avaliação diagnóstica, processual e descritiva, a fim de problematizar os conflitos e as limitações inerentes à construção e implantação das propostas, que ocorreu no espaço da formação continuada de educadores, entre os anos de 2012 a 2015. A escola está localizada em assentamento da reforma agrária, no município de Abelardo Luz – SC. Os pressupostos do método do Materialismo Histórico Dialético orientam a pesquisa. Nesse sentido, o texto apresentado contextualiza a escola do campo nos princípios de educação construídos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na concepção pedagógica da Educação do Campo; aponta a função da escola nesta concepção; apresenta a proposta de planejamento coletivo por temas e a iniciativa da escola em optar pela proposta de avaliação por parecer descritivo; relata o processo de implantação da avaliação descritiva, as dificuldades e o retorno ao processo de avaliação anterior. Conclui apontando as potencialidades, limites e desafios da experiência que demonstram a contradição do modelo escolar dentro do sistema capitalista hegemônico, a ponto de dificultar e até mesmo impedir, em parte, a efetivação de um projeto de transformação da escola, no caso, principalmente, à concretização da avaliação por parecer descritivo, que ainda no decorrer de um processo em construção, retrocede a nota.
Palavras-chave: Educação do Campo. Formação de Educadores. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.