Planejamento coletivo por temas e avaliação descritiva em escola do campo - a experiência da Escola Básica Municipal José Maria
Abstract
Este artigo relata e analisa a experiência dos educadores da escola do campo – Escola Básica Municipal José Maria, sobre o planejamento coletivo por temas e avaliação diagnóstica, processual e descritiva, a fim de problematizar os conflitos e as limitações inerentes à construção e implantação das propostas, que ocorreu no espaço da formação continuada de educadores, entre os anos de 2012 a 2015. A escola está localizada em assentamento da reforma agrária, no município de Abelardo Luz – SC. Os pressupostos do método do Materialismo Histórico Dialético orientam a pesquisa. Nesse sentido, o texto apresentado contextualiza a escola do campo nos princípios de educação construídos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na concepção pedagógica da Educação do Campo; aponta a função da escola nesta concepção; apresenta a proposta de planejamento coletivo por temas e a iniciativa da escola em optar pela proposta de avaliação por parecer descritivo; relata o processo de implantação da avaliação descritiva, as dificuldades e o retorno ao processo de avaliação anterior. Conclui apontando as potencialidades, limites e desafios da experiência que demonstram a contradição do modelo escolar dentro do sistema capitalista hegemônico, a ponto de dificultar e até mesmo impedir, em parte, a efetivação de um projeto de transformação da escola, no caso, principalmente, à concretização da avaliação por parecer descritivo, que ainda no decorrer de um processo em construção, retrocede a nota.
Palavras-chave: Educação do Campo. Formação de Educadores. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
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