Carreira docente: importante pilar para “desconjuntar” o projeto de universidade pública

Autores/as

  • Claudio Rezende Ribeiro UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
  • Renata Lucia Baptista Flores UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
  • Sara Granemann UFRJ – Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823522022081

Palabras clave:

greve 2012, carreira, universidade pública, ANDES

Resumen

A greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino, organizada pelo Andes-SN em 2012, teve como reivindicações centrais a organização da carreira docente, o reajuste salarial e a melhoria das condições de trabalho. Este artigo pretende dar centralidade à luta pela defesa da carreira – por meio de breve reconstrução histórica da luta travada naquela greve – como uma garantia do funcionamento público das universidades estatais. Primeiramente, retomamos alguns de seus antecedentes principais; em seguida, apresentamos as consequências das conquistas e das derrotas da greve, indicando as contradições inerentes da continuidade do processo de privatização a partir de novas alterações na carreira no mesmo sentido daquele imposto pelo governo federal do Partido dos Trabalhadores em 2012, com o apoio do seu braço “sindical”, o PROIFES-Federação.

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Publicado

2022-08-19

Cómo citar

RIBEIRO , Claudio Rezende; FLORES, Renata Lucia Baptista; GRANEMANN , Sara. Carreira docente: importante pilar para “desconjuntar” o projeto de universidade pública. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 81–112, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22485. Acesso em: 21 nov. 2024.