Teaching carrer: importante pillar to “disconnect” the public university project
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723823522022081Keywords:
2012 strike, career, public university, ANDESAbstract
The national strike of teachers from Federal Education Institutions, organized by Andes-SN in 2012, had as central demands the organization of the teaching career, salary readjustment and improvement of working conditions. This paper intends to give centrality to the fight for the defense of the career – through a brief historical reconstruction of the fight fought in that strike – as a guarantee of the public functioning of state universities. First, we resume some of its main antecedents, then we present the consequences of the strike´s achievements and defeats, indicating the inherent contradictions of the continuity of the privatization process from a new career changes in the same sense as that imposed by the federal government of the Worker´s Party in 2012, with the support of it´s “union” arm, PROIFES-Federação.
Downloads
References
ANDES. Cadernos Andes, Florianópolis, n. 2, 1981. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/caderno2.pdf. Acesso em: 23 mar. 22.
ANDES. Informandes especial: setor das Federais. Brasília: [s.n.], maio 2018.
BACCIN, Ecléa Vanessa Canei; SHIROMA, Eneida Oto. Reconhecimento de saberes e competências: gênese e repercussões sobre o trabalho e a carreira docentes. Revista Trabalho Necessário, Niterói: v.18, n. 37, p.365-389, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/46297/26510. Acesso em: 23 mar. 22.
BRASIL. MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. A nova política de recursos humanos. Brasília: MARE, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado 1997. 52 p. (Cadernos MARE da reforma do estado; c. 11). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno11.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
BRASIL. MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Os Avanços da Reforma na Administração Pública 1995-1998. Brasília: MARE, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1998. 127 p. (Cadernos MARE da reforma do estado. c. 15). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno15.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
BRASIL. Lei 12.772/2022. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 23 mar. 22.
BRASIL. Portaria no 7 de 29 de junho de 2006. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria7_29_6_06.htm. Acesso em: 23 mar. 22.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra São Paulo: Boitempo, 2007.
EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. In: XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 12, 2016, Cidade do México. Anais [online]. Cidade do México: 2016. Tema: Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, Disponível em: http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf. Acesso em: 23 mar. 22.
FLORES, Renata L. B. A política de editais como religião laica: o legado dos governos PT para a formação docente. 241p. Tese (Doutorado em Educação) – UFSC, Florianópolis, 2021.
KATO, Fabíola Bouth Grello. A nova política de financiamento de pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPQ. 179p.Tese (Doutorado em Educação) – UFSCAR, São Carlos, 2013.
MARX, Karl. Os despossuídos. São Paulo: Boitempo, 2017.
MATTOS, Marcelo Badaró. Uma greve, várias lições. A greve das universidades federais no Brasil em 2012. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Cidade do México, v. 4, n. 10, p. 135-142, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2007287213719280. Acesso em: 19 mar. 2022.
MORENO, Ana Carolina; FAJARDO, Vanessa. Universidades Federais entram no 3o mês de greve com recorde de adesão. G1, São Paulo, 17 jul. 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/07/universidades-federais-entram-no-3-mes-de-greve-com-recorde-de-adesao.html. Acesso em: 18 mar. 2022.
SILVA, Simone Maria da. Pesquisa científica, editais de financiamento e a heteronomia acadêmica. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Linhas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.