Investigação e análise das obras de Alphonse Mucha: Art Nouveau e a moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6891Parole chiave:
Alphonse Mucha, Art Nouveau, Moda, Belle ÉpoqueAbstract
Esta pesquisa busca analisar, dentro do contexto histórico do final do século XIX e início do século XX, a retratação contrastante da moda nos cartazes do artista prolífico Alphonse Mucha comparada aos estilos predominantes de vestuário do referido período, o qual vivenciava a atmosfera artística e sofisticada da Art Nouveau. Desse modo, a investigação tem por objetivo estudar o contexto histórico e as referências estéticas do movimento Art Nouveau, analisando a moda feminina explorada durante o decurso da Belle Époque, sob o ponto de vista das transformações socioculturais desse ínterim atreladas à influência de Alphonse Mucha, bem como sua influência perante o movimento artístico Art Nouveau e a moda, investigando as nuances da figura feminina em suas obras, compreendendo a influência das cores da Belle Époque em suas criações e analisando a retratação e a simbologia da moda nos cartazes comerciais de sua autoria. Para isso, os métodos utilizados traçaram a triagem dos materiais, a análise do conteúdo, a interpretação dos dados coletados, a análise visual de ilustrações e fotografias, descrição do vestuário da Belle Époque e as suas representações nas obras de Alphonse Mucha, qualificando o estudo enquanto uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. Somado a isso, foram pesquisadas e analisadas bases teóricas de estudiosos da Belle Époque e do movimento artístico Art Nouveau e historiadores da moda. Logo, a representação da moda nos pôsteres de Alphonse Mucha apresenta símbolos e signos de uma mudança social inerente à evolução humana e ao papel da mulher enquanto indivíduo dotado de desejos e pertencimento.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARWAS, Victor. The Spirit of Art Nouveau. New York: Rizzoli International Publications, 1998.
BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente. São Paulo: Cosac Naif, 2010.
CARVALHO, X. K.; ÁVILA, S. C. A.. Aspectos da modernização e da modernidade: obras de toulouse-lautrec e mucha no contexto da belle époque. Seminário de História da Arte-UFPel, n. 4, 2014.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. Editora Senac, 2006.
DELVAL, Julie; SILVA, Mickaël da. Les Bourgeoises du XXème siècle. Disponível em: http://kata51.free.fr/a2.htm. Acesso em: 10 dez. 2024.
ESCRITT, Stephen. Art Nouveau. Londres: Phaidon Press, 2000.
Examples of Lalique jewels: butterfly mermaid. Butterfly mermaid. Disponível em: http://alain.corbiere.free.fr/finearts/yearone/lalique_pictures.html. Acesso em: 10 dez. 2024.
FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2010.
Fashion and Feminism: Dr. Inès Gaches-Sarraute and the Hunt for a Healthful Corset. Dr. Inès Gaches-Sarraute and the Hunt for a Healthful Corset. 2017. Disponível em: https://thepragmaticcostumer.wordpress.com/2017/02/. Acesso em: 10 dez. 2024.
FOUNDATION, Mucha. As Artes: conjunto de quatro litografias coloridas impressas em cetim (edição deluxe), 1899. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/as-artes-dan%C3%A7a-alphonse-mucha/9AGrSHzqdZZkBQ?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
FOUNDATION, Mucha. As Artes - Música. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/as-artes-m%C3%BAsica-alphonse-mucha/WgHMYSjF4JaDpA?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
FOUNDATION, Mucha. La Trappistine: litografia colorida, 1897. Litografia colorida, 1897. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/la-trappistine-alphonse-mucha/mgHaef6TCzL7Fg?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
GRAFISSIMO. Art nouveau outdoor mulher com cabelos dourados 1897. 2023. Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/vetor/art-nouveau-outdoor-mulher-com-cabelos-dourados-1897-gm1455284889-490663711?searchscope=image%2Cfilm. Acesso em: 19 nov. 2024.
GREENHALGH, Paul. Art Nouveau: 1890-1914. Londres: V&A Publications, 2000.
HSU, Hua. How posters became art: it’s a story of the collective dreams that circulate in society, connecting the lamborghini countach to paris in 1968. 2019. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2019/07/08/how-posters-became-art. Acesso em: 10 dez. 2024.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Les Modes. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5726163z.r=belle%20%C3%A9poque%20robe?rk=150215;2. Acesso em: 19 nov. 2024.
Les Modes. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5725994z.r=belle%20%C3%A9poque%20robe?rk=686698;4. Acesso em: 19 nov. 2024.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MÈRCHER, Leonardo. Belle Époque Francesa: a percepção do novo feminino na joalheria Art Nouveau. VI Simpósio Nacional de História Cultural. Escritas da História: Ver–Sentir–Narrar. Teresina, 2012.
MUCHA, Alphonse Marie. Art Nouveau: advertising poster for biscuits champagne produced by lefevre utile, 1897. Disponível em: https://fineartamerica.com/featured/art-nouveau-advertising-poster-for-biscuits-champagne-produced-by-lefevre-utile-1897-alphonse-marie-mucha.html. Acesso em: 19 nov. 2024.
O Livro da Arte. Martins Fontes, 1999.
OLIVEIRA, Elisângela Magela. Transformações no mundo do trabalho, da revolução industrial aos nossos dias. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 11, p. 84-96, fev. 2004.
STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2014.
XAVIER, K. C.; SANTOS, C. A. A.. Aspectos da modernização e da modernidade: obras de Toulouse-Lautrec e Mucha no contexto da Belle Époque. Seminário de História da Arte-UFPel, n. 4, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Clara Damasceno Zandoná, Marizilda dos Santos Menezes, Gabriele Justino Sommer

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".