As dimensões técnico-criativa e técnico-produtiva da modelagem no Design de Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020198

Resumo

este artigo apresenta amodelagem do vestuário conceituada em duas dimensões e finalidades, bem como os aspectos e saberes à ela relacionados, sobretudo vinculada à práticas contemporâneas dos projetos de design demoda. A partir de um escopo teórico, associado a experiência profissional e docente, conduz uma reflexão, que vai de encontro com a necessidade de repensar a área de modelagemcomo um dos desdobramentos ou especializações do design de moda, e que por isso, não é coerente tratá-la como uma atividade puramente técnica e mecânica concretizada, nas fases finais dos projetos desta área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar de Fátima Bilmaia Emidio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Mestre em Design (2006) pela mesma Instituição. Especialista em Gestão de Design (2004), e em Moda (1998) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Letras (1996) pela mesma Instituição, onde atua como pesquisadora e docente do curso de graduação em Design de Moda e coordenadora do Curso de Especialização em Modelagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem do vestuário e Gestão de Design de Moda. É Líder de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq na área de Design de Moda;editora da Seção da Revista Semina- Ciências Sociais e Humanas; e membro de comitês científicos de eventos e de periódicos.

Marizilda dos santos Menezes, UNESP DE BAURÚ

Possui Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998); Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1989); Especialização em Design - área de concentração em Environnement pela Ecole des Beaux Arts et Arts Appliqués de Nancy - França (1980-1982); graduação em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy (1983); Complementação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980); Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1975). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP nos triênios 2004-2007 e 2010-2012. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da UNESP e Editora da Revista Educação Gráfica (Bauru) (1414-3895). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Expressão Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, expressão gráfica, desenho, metodologia projetual, cultura africana e afro-brasileira.

Referências

ARAÚJO, Mário. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Caloute Gulbenkian, 1996.

BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto; EMIDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. A modelagem integrada ao processo projetual: uma reflexão sobre práticas de ensino. Artigo 13º Colóquio de Moda. UNESP, Bauru- SP, 2017.

EMÍDIO. Lucimar de Fátima Bilmaia. Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem. Orientadora: Marizilda dos Santos Menezes. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2018.

LIMA, Jonathan Gurgel de; ITALIANO, Isabel Cristina. O uso da moulage como ferramenta pedagógica no ensino do design de vestuário. In: Pesquisas em design, gestão e tecnologia de Têxtil e Moda: 2º semestre de 2014. Disponivel em: [http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2015/12>ISBN: 978-85-64842-25-0], 2016.

LOBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

MACHADO, Luciene. Design de moda e design estratégico: análise do deslocamento da técnica de moulage para a etapa metaprojetual. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Design, 2014.

MARIANO, Maria Luiza Veloso. Da construção à desconstrução: a modelagem como recurso criativo no design de moda. (Dissertação de Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2011.

NOGUEIRA, Jaqueline Greice Perez. Uma análise do design de Issey Miyake sob o viés da modelagem. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2013.

NOVAES, Maristela Abadia Fernandes. Caminho das pedras: uma ressignificação do olhar e da experiência no processo de construção de roupas. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais, 2011.

SILVEIRA, Icleia. Análise da Implantação do sistema CAD na indústria do vestuário. ModaPalavra e‐Periódico, Florianópolis, palavra. Florianópolis: UDESC/CEART, 2003. v.3, p. 17‐30.

SILVEIRA, Icleia; ROSA, Lucas da; COSTA, Maria Izabel; LOPES, Luciana Dornbusch. Relação da técnica moulage com o corpo. 9°Colóquio de Moda, Fortaleza(CE), 2013.

SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. Orientadora: Marizilda dos Santos Menezes. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, [s.n.] 2006.

______. Estratégias de construção para estruturas têxteis visíveis. Orientadora: Marizilda dos Santos Menezes. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2013.

SPAINE, Patrícia Aparecida de Almeida. Diretrizes para o ensino e construção da modelagem: um processo híbrido. Orientadora: Marizilda dos Santos Menezes. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2016.

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento da coleção. São Paulo: Brusque, 2003.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

BILMAIA EMIDIO, L. de F.; MENEZES, M. dos santos. As dimensões técnico-criativa e técnico-produtiva da modelagem no Design de Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 198 - 216, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020198. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16369. Acesso em: 6 out. 2022.