Investigação e análise das obras de Alphonse Mucha: Art Nouveau e a moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6891Palabras clave:
Alphonse Mucha, Art Nouveau, Moda, Belle ÉpoqueResumen
Esta pesquisa busca analisar, dentro do contexto histórico do final do século XIX e início do século XX, a retratação contrastante da moda nos cartazes do artista prolífico Alphonse Mucha comparada aos estilos predominantes de vestuário do referido período, o qual vivenciava a atmosfera artística e sofisticada da Art Nouveau. Desse modo, a investigação tem por objetivo estudar o contexto histórico e as referências estéticas do movimento Art Nouveau, analisando a moda feminina explorada durante o decurso da Belle Époque, sob o ponto de vista das transformações socioculturais desse ínterim atreladas à influência de Alphonse Mucha, bem como sua influência perante o movimento artístico Art Nouveau e a moda, investigando as nuances da figura feminina em suas obras, compreendendo a influência das cores da Belle Époque em suas criações e analisando a retratação e a simbologia da moda nos cartazes comerciais de sua autoria. Para isso, os métodos utilizados traçaram a triagem dos materiais, a análise do conteúdo, a interpretação dos dados coletados, a análise visual de ilustrações e fotografias, descrição do vestuário da Belle Époque e as suas representações nas obras de Alphonse Mucha, qualificando o estudo enquanto uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. Somado a isso, foram pesquisadas e analisadas bases teóricas de estudiosos da Belle Époque e do movimento artístico Art Nouveau e historiadores da moda. Logo, a representação da moda nos pôsteres de Alphonse Mucha apresenta símbolos e signos de uma mudança social inerente à evolução humana e ao papel da mulher enquanto indivíduo dotado de desejos e pertencimento.
Descargas
Citas
ARWAS, Victor. The Spirit of Art Nouveau. New York: Rizzoli International Publications, 1998.
BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente. São Paulo: Cosac Naif, 2010.
CARVALHO, X. K.; ÁVILA, S. C. A.. Aspectos da modernização e da modernidade: obras de toulouse-lautrec e mucha no contexto da belle époque. Seminário de História da Arte-UFPel, n. 4, 2014.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. Editora Senac, 2006.
DELVAL, Julie; SILVA, Mickaël da. Les Bourgeoises du XXème siècle. Disponível em: http://kata51.free.fr/a2.htm. Acesso em: 10 dez. 2024.
ESCRITT, Stephen. Art Nouveau. Londres: Phaidon Press, 2000.
Examples of Lalique jewels: butterfly mermaid. Butterfly mermaid. Disponível em: http://alain.corbiere.free.fr/finearts/yearone/lalique_pictures.html. Acesso em: 10 dez. 2024.
FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2010.
Fashion and Feminism: Dr. Inès Gaches-Sarraute and the Hunt for a Healthful Corset. Dr. Inès Gaches-Sarraute and the Hunt for a Healthful Corset. 2017. Disponível em: https://thepragmaticcostumer.wordpress.com/2017/02/. Acesso em: 10 dez. 2024.
FOUNDATION, Mucha. As Artes: conjunto de quatro litografias coloridas impressas em cetim (edição deluxe), 1899. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/as-artes-dan%C3%A7a-alphonse-mucha/9AGrSHzqdZZkBQ?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
FOUNDATION, Mucha. As Artes - Música. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/as-artes-m%C3%BAsica-alphonse-mucha/WgHMYSjF4JaDpA?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
FOUNDATION, Mucha. La Trappistine: litografia colorida, 1897. Litografia colorida, 1897. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/la-trappistine-alphonse-mucha/mgHaef6TCzL7Fg?hl=pt-br. Acesso em: 19 nov. 2024.
GRAFISSIMO. Art nouveau outdoor mulher com cabelos dourados 1897. 2023. Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/vetor/art-nouveau-outdoor-mulher-com-cabelos-dourados-1897-gm1455284889-490663711?searchscope=image%2Cfilm. Acesso em: 19 nov. 2024.
GREENHALGH, Paul. Art Nouveau: 1890-1914. Londres: V&A Publications, 2000.
HSU, Hua. How posters became art: it’s a story of the collective dreams that circulate in society, connecting the lamborghini countach to paris in 1968. 2019. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2019/07/08/how-posters-became-art. Acesso em: 10 dez. 2024.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Les Modes. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5726163z.r=belle%20%C3%A9poque%20robe?rk=150215;2. Acesso em: 19 nov. 2024.
Les Modes. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5725994z.r=belle%20%C3%A9poque%20robe?rk=686698;4. Acesso em: 19 nov. 2024.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MÈRCHER, Leonardo. Belle Époque Francesa: a percepção do novo feminino na joalheria Art Nouveau. VI Simpósio Nacional de História Cultural. Escritas da História: Ver–Sentir–Narrar. Teresina, 2012.
MUCHA, Alphonse Marie. Art Nouveau: advertising poster for biscuits champagne produced by lefevre utile, 1897. Disponível em: https://fineartamerica.com/featured/art-nouveau-advertising-poster-for-biscuits-champagne-produced-by-lefevre-utile-1897-alphonse-marie-mucha.html. Acesso em: 19 nov. 2024.
O Livro da Arte. Martins Fontes, 1999.
OLIVEIRA, Elisângela Magela. Transformações no mundo do trabalho, da revolução industrial aos nossos dias. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 11, p. 84-96, fev. 2004.
STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2014.
XAVIER, K. C.; SANTOS, C. A. A.. Aspectos da modernização e da modernidade: obras de Toulouse-Lautrec e Mucha no contexto da Belle Époque. Seminário de História da Arte-UFPel, n. 4, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Clara Damasceno Zandoná, Marizilda dos Santos Menezes, Gabriele Justino Sommer

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
-
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia CreativeCommonsAttribution 4.0 Internacional, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento anti-ético de publicación y es inaceptable. Esta revista utiliza el software iThenticate de control de semejanza".