A visibilização da nudez da pessoa negra com deficiências: por uma estética anticapacitista
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630732023e3399Parole chiave:
sociedades normalizadoras, pessoa com deficiência, capacitismo, anticapacitismo, artes visuaisAbstract
Vivemos no interior de sociedades alicerçadas sobre os efeitos dos dispositivos de controle, entre os quais estão os ideais normalizadores. Esses ideais edificam um binarismo estrutural: de um lado, os saudáveis, os eficientes, os perfeitos, os belos, os brancos; do outro, os doentes, os deficientes, os imperfeitos, os feios, os negros. É no interior desse binarismo que se fomenta uma estética capacitista, que impõe sobre os corpos das pessoas com deficiências, sobretudo da população negra deficiente, uma densa obscuridade, que impede que esses corpos sejam tencionados a partir de uma dimensão estética. O presente artigo tem como objetivo pensar o “lugar” dos corpos das pessoas negras com deficiência em nossas sociedades, sobretudo em manifestações artísticas, ao mesmo tempo em que irá descortinar vias possibilitadoras de visibilização desses corpos, capazes de inaugurar uma estética anticapacitista.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DIAS, Fernando Rosa. Estatutos do corpo na arte contemporânea. In: CorpoIMAGEM: representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa – Portugal: Faculdade de Belas Artes (FBUL), Universidade de Lisboa, Portugal, 2019, p. 197 - 205.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos).
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. Curitiba: 2. Ed. Ver. E atual. Ibpex, Série Fundamentos da Educação, 2011.
GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo eccapacitismo. Editora Terra sem Amos: Brasil, 2021.
McGUSHIN, Edward F. Foucault’s askesis: an introduction to the philosophical life. Cidade: Northwestern University Press, 2007.
SIEBERS, Tobin. Disability Aesthetics. Michigan: University of Michigan Press, 2010.
SILVA, Julia de Paula Sales. Por uma “História Política do Poder”: A materialidade do poder no pensamento de Michel Foucault. 2022. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Portugal: Nova Vega, 2012.
Lista de Imagens
IMAGEM 01. Retrato de um homem com deficiência. Autor desconhecido. Óleo sobre tela, século XVI. Museu de História da Arte, Viena. Disponível em: http://bidok.uibk.ac.at/projekte/bildnis/. Acesso em: 09 de julho de 2022.
IMAGEM 02. Lua nova I. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 03. Lua nova II. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 04. Lua nova III. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 05. (Em)Canto. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 06. Abjeto I. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 07. Abjeto II. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 08. Abjeto III. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 09. Abjeto IV. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
IMAGEM 10. Abjeto V. In.: PASSOS, Fábio. (In)VISÍVEIS. Disponível em: www.fabiopassos.com. Acesso em: 24 de fevereiro de 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Fábio dos Passos, Robson Xavier

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.

