Tendências da pesquisa qualitativa no universo da Moda
DOI :
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7505Mots-clés :
Moda, Metodologia, Pesquisa qualitativaRésumé
Este artigo discute a relevância dos métodos qualitativos nas pesquisas em Moda, destacando sua escolha pela capacidade de aprofundar a compreensão das dinâmicas, percepções e significados que permeiam esse campo do conhecimento. Para isso, foi realizado um levantamento das metodologias adotadas — considerando suas naturezas, abordagens e objetivos — em um Programa de Mestrado da área. Inicialmente, apresenta-se um panorama da pesquisa qualitativa e de suas principais abordagens, como narrativa, fenomenologia, teoria fundamentada, etnografia e estudo de caso, evidenciando suas aplicações em investigações no contexto da Moda. Embora o foco do texto seja a pesquisa qualitativa, a metodologia adotada neste estudo é de natureza quantitativo-exploratória. Os resultados indicam que a abordagem qualitativa tem se destacado entre as dissertações analisadas, contribuindo de forma expressiva para estudos de natureza básica e aplicada, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades investigativas.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Ana Julia Melo. Mulheres e profissionalização no design: trajetórias e artefatos têxteis nos museus-escola MASP e MAM Rio. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-16012023-175956
ARAÚJO, Cláudio Márcio de; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; ROSSATO, Maristela. O Sujeito na Pesquisa Qualitativa: Desafios da Investigação dos Processos de Desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19506. Acesso em: 13 jun. 2025.
ARY, Donald; JACOBS, Lucy; SORENSEN, Chris. Introduction to research in education. 8. ed. Canada: Wadsworth Cengage Learning, 2010.
BARTHES, Roland. O sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 11 ago. 2025.
CARDOSO SAMPAIO, Rafael et al. Uma revisão de escopo assistida por inteligência artificial (IA) sobre usos emergentes de IA na pesquisa qualitativa e suas considerações éticas. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 01–28, 2024. DOI: 10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.729. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/729. Acesso em: 9 ago. 2025.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DEBOM, Paulo. As fontes de pesquisa para moda: uma aproximação interdisciplinar e arquivista da história da moda: pesquisa e ensino. EnsinarModa – Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 13-26, out. 2019 - jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/25944630332019013.
DEMO, Pedro. “Pesquisa qualitativa: em busca de equilíbrio entre forma e conteúdo”. Revista Latino- -Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, abr. 1998, v. 6, n. 2, pp. 89-104.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará – UEC, 2002. Apostila.
GERHARDT, Tatiana Engel; SOUZA, Aline Corrêa de. Unidade 1 – Aspectos teóricos e conceituais. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 13–29.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODART, Frédéric. Sociologia da moda. São Paulo, SP: Senac/SP, 2010.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.
GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. et al. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 15, n. 7, p. e4019 , 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i7.4019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/4019. Acesso em: 13 jun. 2025.
JUNIOR, Glauber Soares; PRODANOV, Cleber Cristiano; SCHEMES, Claudia. Entrelaçando saberes: A moda como campo de pesquisa interdisciplinar e multidisciplinar. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 186–209, 2023. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15755. Acesso em: 13 jun. 2025.
KAWAMURA, Yuniya. Fashion-ology: an introduction to fashion studies. Oxford: Berg, 2005.
KNAUSS, P. Quando a moda faz a diferença. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 263–266, 2020. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v13i28.1070
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289–300, maio/ago. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000200007.
MARTINS, Leilane Rigatto. Projeto em moda - o material e o imaterial no campo acadêmico. 2018. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-26102018-173931
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NADER, Mariana de Sequeira Batista. A importância de falar sobre moda: o fenômeno sócio histórico e seus estigmas. Dissertação (Mestrado em Branding e Design de Moda) – Universidade da Beira Interior/ Universidade Europeia. Lisboa, p. 108. 2022.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do. Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática – como elaborar TCC. Brasília: Thesaurus, 2016.
OGUSHI, Milena Mayuri Pellegrino; SANT’ANNA, Mara Rúbia. Formação em moda no Brasil: reflexões a partir de produções acadêmicas. Revista Imagens da Educação, v. 12, n. 1, p. 76-101, jan./mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.54549.
PULS, Lourdes Maria; ROSA, Lucas da; BATISTELA, Kellyn. A moda no âmbito acadêmico. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Colóquio de Moda, 2013. Disponível em: https://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202013/COMUNICACAO-ORAL/EIXO-2-EDUCACAO_COMUNICACAO-ORAL/A-Moda-no-Ambito-Academico.pdf. Acesso em: 7 jun. 2025.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SIENA, Osmar; BRAGA, Aurineide Alves; OLIVEIRA, Clésia Maria de; CARVALHO, Erasmo Moreira de. Metodologia da pesquisa científica e elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024.
SILVA, Ana Cristiane da. Repercussão dos estudos do vestuário na academia: interfaces entre história e moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Colóquio de Moda, 2012. Disponível em: https://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/GT06/ARTIGO-DE-GT/103497_Repercussao_dos_estudos_do_vestuario_na_academia.pdf. Acesso em: 7 jun. 2025.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TRINDADE, Eneus; CARVALHO, Priscila Rezende; PALETTA, Francisco Carlos. Estudo bibliométrico sobre moda em teses e dissertações na área das Ciências da Comunicação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 251–274, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.251-274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/106126. Acesso em: 14 jun. 2025.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tiffany Maria Pimenta Silva, Mayara Martins Mininel, Jean Cleiton Garcia, Marcelo Capre Dias, Marcio Roberto Ghizzo 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.