Arquitetura, cenografia e moda autoral: uma aprendizagem ativa e interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944631012026e8114Palavras-chave:
Arquitetura de Interiores, Cenografia, Moda Autoral, Metodologia de ensino e aprendizagem, Aprendizado baseado em projetosResumo
O artigo apresenta uma experiência pedagógica interdisciplinar que integra arquitetura, cenografia e moda autoral na disciplina Arquitetura de Interiores para Cenografia de uma universidade privada. A pesquisa, ancorada nos conceitos de etnografia e autoetnografia, é qualitativa, exploratória e descritiva e se fundamenta no relato de experiência de duas estudantes que refletem sobre a prática pedagógica e as bases teóricas que orientaram a metodologia de ensino e aprendizagem. A disciplina aplicou um ensino ativo e centrado no protagonismo dos alunos, inspirado no pensamento complexo e na visão transdisciplinar, iniciando pela interdisciplinaridade como possível caminho à transdisciplinaridade. A partir da metodologia de módulos dinâmicos, baseada no aprendizado baseado em projetos, foram estruturados três desafios ao longo do semestre: cenografia de câmera, de palco e de experiência, todos contemplando estudos de caso, visitas técnicas, palestras, desenvolvimento conceitual e projetual e apresentação em diferentes técnicas, estimulando habilidades de comunicação e expressão. No módulo de cenografia de câmera, como estudantes relatamos a experiência de desenvolver espaços cenográficos para um talk show de moda autoral brasileira, idealizado por elas, valorizando narrativas locais, identidade cultural e estética do “Do It Yourself”. O processo envolveu definição de público-alvo, planejamento de roteiro, criação de cenários e apresentação por meio de maquetes, painel semântico e vídeo. O estudo evidenciou a convergência entre arquitetura, moda e cenografia como campo de experimentação estética e conceitual, como também que a metodologia adotada promoveu autonomia, pensamento crítico e interdisciplinaridade, com vistas à transdisciplinaridade, preparando estudantes para desafios reais da prática profissional por meio de uma abordagem sensível e culturalmente integrada.
Downloads
Referências
AMORIM, L. M. E. A maquete como instrumento cognitivo no ensino de arquitetura. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 18., 2011, Santa Fé. Anais [...]. Santa Fé: Universidad Nacional del Litoral, 2011. p. 245-249.
CARARO, J.F.J.C. A colaboração entre professores no processo educativo da representação gráfica na Arquitetura com base no pensamento complexo e na visão transdisciplinar. 2022. 344f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2022.
CARARO, J.F.J.C.; CHAGAS, A. L. Arquitetura de interiores e cenografia: metodologia de ensino e aprendizagem sob a ótica da complexidade e transdisciplinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2025, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2025. Disponível em: https://eventum.pucpr.br/educere/anais. Acesso em: 28 out. 2025.
BATALOSSO, J. M. Educación transdesciplinariedad y pensamiento ecosistémico: una aproximación a la prática. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
CALANCA, D. História social da moda. São Paulo: Senac, 2008.
FLORIAN, M. C. Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada. ArchDaily – Notícias de Arquitetura, 17 jul. 2023. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/1003757/arquitetura-e-moda-ysl-na-neue-nationalgalerie-e-cenografia-do-oma-para-a-prada. Acesso em: 12 jun. 2025.
FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FREITAS, D. P. L. J. et al. Cenografia em desfile de modas - conceitos e sensações da estação: um estudo de caso sobre o projeto integrador “Tendência e Estilo”. Revista H-Tec Humanidades e Tecnologia, [s.l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.fateccruzeiro.edu.br/revista/index.php/htec/article/view /267. Acesso: 10 jun. 2025.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, R. A importância das maquetes físicas no processo de aprendizagem em arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO, 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2018.
KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. B. Professor-pesquisador-autor: autoetnografia na pesquisa em contextos educacionais. In: SILVA, S. B. B.; SANCHO-GIL, J. M.;
MATTAR, J. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak, 2021.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, E.; DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR). Excelência no ensino. 2024. Disponível em: https://www.pucpr.br/a-universidade/excelencia-no-ensino/. Acesso em: 4 mar. 2024.
RAMOS, T. A arquitetura no palco dos espetáculos: a influência europeia na cenografia do teatro brasileiro. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2014.
SANTINI, I. L. Diálogos entre a arquitetura e a cenografia. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015.
SILVA, J.; ROSA, L.; NOVELI, M. Moda autoral e sustentabilidade: novos caminhos para o vestir. Florianópolis: UDESC, 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Por que o número de jovens que se candidatam a uma vaga no ensino superior gratuito tem caído nos últimos anos? Jornal da Unesp, 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/06/22/por-que-o-numero-de-jovens-que-se-candidatam-a-uma-vaga-no-ensino-superior-gratuito-tem-caido-nos-ultimos-anos/. Acesso: 25 maio 2025.
VISONÁ, P. C.; CUNHA, M. R.; KIELING, C. E. Subjetivação e cidades: relações entre moda, redes colaborativas e cenários de futuros. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Curitiba, v. 22, n. 6, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23062/15272. Acesso: 15 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Juliana Fernandes Junges Cararo, Isabela Souza Altavini, Maria Clara Cavalca Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.

