Memória gráfica e a formação em Design: cultura local na prática projetual em disciplinas de base

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7253%20

Mots-clés :

decolonialidade

Résumé

Para superar a abordagem funcionalista e eurocentrada no ensino de Design Gráfico, disciplinas da Graduação em Design na Universidade Federal de Sergipe passaram a incluir conteúdos sobre impressos locais. O foco, descrito neste texto, foi propiciar a experiência em atividades práticas de estudantes de História do Design a partir do estudo da memória gráfica, valorizando os contextos socioculturais e políticos locais no ensino. Para fundamentar este relato da experiência em sala de aula, realizaram-se: a revisão teórica do conceito de memória gráfica aliado a uma concepção de ensino de Design no Brasil; a análise de experiências didáticas que valorizam repertórios visuais e culturais locais como base em projetos práticos, a partir dos resultados dos estudos locais obtidos pelo Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Sociedade – CNPq/UFS. Ressalta-se a elaboração de estratégias pedagógicas que articulam memória gráfica local e a prática do Design por intermédio de atividades que utilizaram fundamentalmente impressos de Sergipe do século XX. Como resultado, compreendeu-se que a integração ativa e crítica da memória gráfica nas disciplinas de Design em Sergipe contribui para formar profissionais atentos à diversidade cultural local. Espera-se colaborar para o fortalecimento de metodologias de ensino que não apenas prezem pela técnica, mas também reconheçam a memória gráfica como ferramenta formativa essencial, que possibilita a construção de um olhar crítico e múltiplo acerca dos artefatos culturais locais, das grafias populares, dos arquivos históricos e das estéticas periféricas como fontes de aprendizado e resistência no ensino da história do Design no Brasil.

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Bibliographies de l'auteur

Germana Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Germana Gonçalves de Araújo é professora efetiva do curso de Design Gráfico no Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 2010. Pós-doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-doutorado do Instituto de Artes (IA) da Unicamp; Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia UFBA (2013), mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS (2008), bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (2000). Em 2011, com o foco na profissionalização da publicação científica da comunidade acadêmica, torna-se coordenadora gráfica da Editora UFS. É autora das obras Bonita Maria do Capitão, 2011 (1 Lugar no Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional, em 2011); Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas, 2018 (2 Lugar no 33 Prêmio Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Publicados, em 2019); Cuscuz: um livro de memórias afetivas, 2020; Lampião em Cena: criatividade na cultura visual do Cangaço, 2020; Livro corpo aberto, 2020 (livro de artista); e Design do Livro Infantil Ilustrado: ensaios de representatividade, 2021 (livro digital); Design do livro experimental: ensaios provocativos, 2022 (livro digital); e "Memória Gráfica de Sergipe, 2022 (no prelo). Atualmente, concomitante à atividade de docência na graduação em Design e na pós-graduação (nos programas de Culturas Populares e Ciência da Informação), está envolvida com projeto de pesquisa acerca do Design do Livro (impresso e digital) e da memória gráfica local (Brasil-Nordeste-Sergipe). 

Vicent Bernardo Alves Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Design (UFPE), é professor substituto na UFS e pesquisador em Design Gráfico, integrante dos grupos de pesquisa Design e Interculturalidade e Design e Saberes Populares, com foco em memória gráfica, identidade cultural e narrativas visuais no Nordeste.

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Publiée

2025-10-01

Comment citer

ARAUJO, Germana; ALVES SANTOS, Vicent Bernardo. Memória gráfica e a formação em Design: cultura local na prática projetual em disciplinas de base. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7253 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27253. Acesso em: 1 oct. 2025.