Maquiagem e Moda
disrupturas
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630522021209Mots-clés :
Maquiagem, Moda, Formação AcadêmicaRésumé
Este artigo trata da maquiagem, interpretada como fenômeno do sistema de moda e entabula conexões com a formação oferecida aos profissionais deste sistema. A discussão se iniciou com o sentido da aparência na vida dos sujeitos-moda, destacando a participação da maquiagem na construção imagética pessoal. Delimitada a pertinência do tema ao conceito filosófico da moda, considerou-se a presença da maquiagem e seus desdobramentos na formação do Bacharel em Moda da UDESC. Foram cotejadas as características da maquiagem na composição do sujeito-moda e inúmeras aplicações criativas e educacionais, de caráter experimental e sensível, que se concretizaram por meio de elaborações práticas e teóricas em outros campos formativos. A reflexão desta pesquisa identificou que os saberes presentes na formação em Moda são transversais e complementares aos conhecimentos em torno da maquiagem, assim como apontou usos inventivos e disruptivos da maquiagem.
Téléchargements
Références
ADVERSE, A. O. ARTE & MODA EM BELO HORIZONTE: EXISTÊNCIA ESTÉTICA & REINVENÇÃO DOS MODOS DE VIDA. 2019. Diálogos entre moda, arte e cultura 2 [recurso eletrônico] / Organizadora Natalia Colombo. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. – (Diálogos entre Moda, Arte e Cultura; v. 2)
BERTOLOTTI, Elisângela; MEDEIROS, Rosângela Fachel de. PASSA DEMAQUILANTE NO TEU PRECONCEITO: TUTORIAIS DE MAQUIAGEM COMO PERFORMANCE QUEER NO YOUTUBE. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 151-176, jun. 2019. ISSN 2594-9004.
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo Machado. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
Claro, M. (2001). Sobre o desenho e design. Pós. Revista Do Programa De PósGraduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, (10), 92-110.
COSTA, Gustavo Santana Xavier. O ensino da narrativa por meio da maquiagem.
[44] f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de
Brasília, Brasília, 2011
FONSECA, Felipe; SOUZA, Natália Régis de; SANT'ANNA, Mara Rúbia. O ensino do desenho na formação de criadores em Moda no século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 6., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Unisinos, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1SnCgUUTPudWTNjFeFzvEoGqRaFRnngpj.
Acesso em: 20 jul. 2020.
GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades.
Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, 4, n. 11, nov. 2007a, p.11-25.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária,
MACHADO, Jorge Alberto S.. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas
perspectivas para movimentos sociais. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 9, p. 248-
, jul. 2007. Semestral. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/5657/3256. Acesso em: 07 ago. 2020.
MACHADO, M. M. . Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar
um currículo em arte. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 8, p. 17, 2012.
MAFFESOLI, M. "A terra fértil do cotidiano." Revista Famecos - Midia, Cultura e
Tecnologia, no. 36, 2008, p. 5+. Gale OneFile: Informe Académico. Acesso em: 01
ago. 2020.
MAFFESOLI, M. 1996. No fundo das aparências. Rio de Janeiro, Vozes, 350 p.
MATOS, Eliane Braganca de. Resistência à maquiagem: práticas cotidianas e não
consumo. 2013. 261 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Ufmg, Belo
Horizonte, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F6HD7. Acesso
em: 03 ago. 2020.
NUNES, Lilian Do Amaral. Corpo Poético: Uma Cartografia do Lugar. In: Maria
Beatriz Medeiros. (Org.). Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da
Universidade de Brasília, 2007, v. , p. 49-62.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes,
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo:
Hacker Editores, 2004.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. 2a ed. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, Editora LTDA, 2009.
SCHNEIDER, Estela Maris; REIS, Mariana. Tendência do mercado da
maquiagem: conceito da arte e da tecnologia. [2010]. TCC (graduação em
Cosmetologia e Estética) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,
SOUZA, Jesus Fernando Vivas de. A maquiagem no processo de construção do
personagem. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de
teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
TOURÃO, Arthur Manuel Cavalcante. Pinturas faciais, memórias e processos
criativos: construindo uma pesquisa em arte utilizando fotografia e maquiagem.
191 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Reforma Curricular do Curso de
Bacharelado em Moda. Santa Catarina, 2016.2. Disponível em:
https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/325/Bacherelado_Moda_2016_2___Aprova
do_CONSEPE___CONSADE__CONSUNE_14997940118182_325.pdf. Acesso em: 01
ago. 2020.
Sites:
ABIHPEC. SEBRAE. Caderno de Tendências 2019-2020. 2018. Disponível em:
https://abihpec.org.br/publicacao/caderno-de-tendencias-2019-2020/. Acesso em:
/05/2020.
BOND, Letycia. Mercado ilegal de produtos dá prejuízo de R$291,4 bi para o Brasil.
Agência Brasil, 2020. Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/mercado-ilegal-deprodutos-da-prejuizo-de-r-2914-bi-para-o-brasil. Acesso em: 27/06/2020
BUSINESS Wire. 2015. Disponível em:
http://www.businesswire.com/news/home/20150727005524/en/Research-MarketsGlobal-Cosmetics-Market-2015-2020-Market. Acesso em: 20/04/2020.
Portal Educação. Educação Estética. s.d. Disponível em:
%20um,sensorial%20e%20cultural%20do%20indiv%C3%ADduo. Acesso em: 27/08/2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Manoela Lampert Ceolin, Mara Rúbia Sant'Anna 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.