Graphic memory and stylistic movements: initial typographic study of frontages and buildings in the historic center of Manaus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630922025e6645

Keywords:

Graphic memory, Historical center of Manaus, Stylistic movements, Typography, Teaching in Graphic Design

Abstract

In order to preserve the graphic memory of Manaus, an exploratory study was carried out on the influence of stylistic movements such as Art Nouveau, Art Deco and Beaux-Arts in the context of the Belle Époque and the beginning of Modernism, in the typographic artifacts found on the facades of buildings in the historic center of the city of Manaus. Photographic records obtained through a drift, according to the methodology adapted from Castelucci and Farias (2024), were analyzed using the visual content analysis approach of Gillian Rose (2016). The analysis revealed stylistic characteristics of these movements present in typographic specimens in the historic center of Manaus, highlighting the importance of preserving and documenting these elements. The study seeks to contribute to the recording of the graphic memory of Manaus and encourage the use of this data in the teaching of typography and in the appreciation of it as a historical and cultural heritage.

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Author Biographies

Leandro Brandão Marques, Federal University of Amazonas

Bacharel em Design pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD UFAM, onde é bolsista através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, realizou projeto de pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI, bem como em Projetos de Extensão durante a sua formação acadêmica, onde atuou e ainda atua como articulador de pensamentos em Design e as suas mais variadas formas de expressão. Por esse motivo, recebeu uma menção Honrosa em reconhecimento do curso de Bacharel em Design da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas pela relevante contribuição ao curso e ao desenvolvimento da área de Design do estado do Amazonas.Possui experiência e interesse na área de projeto de produto, com inclinação para o Design Participativo e Design Social, tendo práticas de marcenaria com madeiras nativas ou de reaproveitamento como principal matéria-prima de estudo e aplicação, também se reavendo de práticas de serralheria e de fabricação digital para assim gerar impacto através de intervenções práticas. Já na área gráfica atua nas mais variadas facetas da comunicação, com práticas em fotografia, produção audiovisual, identidade visual, caligrafia, tipografia, letreiramentos, ilustração e animação. Além desse duas linhas práticas, atua como mentor de novos designers e criativos que buscam se formar nessas áreas de atuação paralelamente a graduação ou não.Desde meados de 2015, quando ainda estava no processo de formação acadêmica, age com o projeto de atuação autônoma, o brando estúdio, onde, como designer independente, desenvolve projetos de branding, usando a tipografia ou letras exclusivas como uma das principais formas de expressão e identificação de marcas, tendo forte suporte da caligrafia e da ilustração para realização de projetos nacionais e até mesmo internacionais. Em 2023 criou um adendo a esse projeto autônomo e criou, junto a sua colega de profissão e amiga, Vânia Dias, o manus, um estúdio de design, identidade e cultura, onde são realizados projetos que potencializem pequenos negócios em surgimento ou até mesmo ascensão, falando também sobre o potencial do design não só como forma de expressão identitária, mas cultural. Paralelo a atuação como designer e artista, atua como comunicador e produtor, onde tem a oportunidade de não só sintetizar através de palavras e meios de comunicação novas ideias, mas também de concretizá-las a partir da produção e organização de eventos voltados para as mais variadas formas de expressão, principalmente os que se voltam para compartilhamento de conhecimento e trocas sobre design, universo das letras e as artes visuais.

Almir de Souza Pacheco, Federal University of Amazonas

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialização Latu Sensu em Design, Propaganda e Marketing pela (UFAM), Doutorado em Design, Fabricação e Gestão em Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência (UPV) - Espanha. Docente há mais de 30 anos dos quais 17 em nível superior. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor convidado dos programas de pós-graduação em Design, Comunicação e Multimídia da FUCAPI - Design e Mercado da Faculdade Martha Falcão/Wydem, MBA em Marketing, Publicidade e Propaganda da UNINORTE, MBA Executivo do IDAAM, Mestrado Profissional em Design da UFAM e do Mestrado em Inovação e Gestão do Design do ISAD - México. Tem mais de 20 anos de experiência na área de design gráfico com ênfase em Sistemas de Identidade Visual Corporativa, Produção Gráfica, Tipografia e Gestão em Design. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), onde também faz parte do cadastro de pesquisadores em grupos de pesquisa junto ao INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), FUCAPI e UFAM.

Marcos Paulo Cereto, Federal University of Amazonas

Marcos Cereto é arquiteto [UFRGS, 1999], Mestre em teoria, história e crítica da Arquitetura ? [PROPAR/UFRGS, 2003], Doutor em teoria, história e crítica da Arquitetura [PROPAR/UFRGS, 2020] e professor adjunto da faculdade de Tecnologia da UFAM, desde 2013. Lecionou Arquitetura nos cursos do CEULM/ULBRA, UNIP, UEA e FAMETRO entre os anos de 2001 até 2013. O doutorado sobre a obra de Severiano Porto [PROPAR/UFRGS, 2020] potencializou conexões nacionais e internacionais e a criação do NAMA [2016] ? Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia. O coletivo reúne artistas, arquitetos e pesquisadores interessados na modernidade na Amazônia Legal. Cereto é o organizador e curador das exposições: XAMA ? Arquitetura contemporânea na Amazônia (2018-2019); L?Amazonie en Construction: l?architectures des fleuves volants(2019) em Paris; Resilient Amazonia Architecture (2021) no Seoul Biennale of Architecture and Urbanism; e Pontes Flutuantes -Arte na Floresta no MUSA (2021). Realizou Conferências e palestras nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Eslovênia, Coréia do Sul além de diversas cidades brasileiras e latino-americanas. Publicou os livros XAMA: exposição de arquitetura contemporânea na Amazônia [ISBN 978-85-526-0058-9] em 2018 e Resilient Amazonia Architecture [ISBN 978-65-5839-045-9] em 2021 pela EDUA/UFAM. É Editor executivo do Periódico científico Amazônia Moderna [ISSN 2494-7494] e lidera o Grupo de pesquisa CNPq/UFAM AMA - Arquitetura Moderna na Amazônia. Atualmente representa o Amazonas no Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil e também no Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas.

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Published

2025-06-09

How to Cite

MARQUES, Leandro Brandão; PACHECO, Almir de Souza; CERETO, Marcos Paulo. Graphic memory and stylistic movements: initial typographic study of frontages and buildings in the historic center of Manaus. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/25944630922025e6645. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26645. Acesso em: 29 jul. 2025.