Memória gráfica e movimentos estilísticos: estudo tipográfico inicial das fachadas e construções do centro histórico de Manaus
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6645Mots-clés :
Memória gráfica, Centro histórico de Manaus, Movimentos estilísticos, Tipografia, Design gráficoRésumé
Com o intuito de preservar a memória gráfica manauara, foi realizado um estudo exploratório sobre a influência de movimentos estilísticos como Art Nouveau, Art Déco e Beaux-Arts no contexto da Belle Époque e do início do Modernismo, nos artefatos tipográficos encontrados nas fachadas de construções no centro histórico da cidade de Manaus. Registros fotográficos obtidos por meio de uma deriva, conforme adaptado do estudo de Castelucci e Farias (2024), foram analisados usando a abordagem de análise de conteúdo visual de Gillian Rose (2016). A análise revelou características estilísticas desses movimentos presentes em espécimes tipográficos no centro histórico de Manaus, evidenciando a importância da preservação e documentação desses elementos. O estudo busca contribuir para o registro da memória gráfica manauara e fomentar o uso desses dados no ensino da tipografia e na valorização como um patrimônio histórico e cultural.
Téléchargements
Références
ABRAHIM, Roger. Poesia na Floresta: a obra de Severiano Porto no Amazonas. Manaus: Reggo Edições, 2014.
BANHAM, Reyner. Theory and Design in the First Machine Age. Cambridge, MA: MIT Press, 1960.
Bill, Max. Form: A Balance Between Harmony and Functionality. Zurique: ABC Verlag, 1952.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 4.0). Tradução: André Storlaski. São Paulo: Ubu Editoria, 2018.
CASTELUCCI, Giovani de Menezes; FARIAS, Priscila Lena; Escritas informais na cidade de São Paulo: um estudo piloto nos bairros da Lapa e Pompeia. P&D Design 2024. Manaus: UFAM, 2024. DOI: 10.29327/5457226.1-295. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/cadernoppgd/issue/view/690. Acesso em: 29 abr. 2025.
CORREIA, T. de B. O art déco na arquitetura brasileira. Revista UFG, Goiânia, v. 12, n. 8, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48295. Acesso em: 29 abr. 2025.
CHAPARIM, M. A. S.; OLIVEIRA, E. R. de. Desafios e reflexões na apreensão afetiva da cidade: a deriva como procedimento metodológico. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, n. 12, p. 60–81, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v5i12.6517. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6517. Acesso em: 14 nov. 2024.
DUPLAN, Pierre. A Linguagem da Tipografia. Rosari, 2013.
FINIZOLA, Fátima. Abridores de Letras de Pernambuco: Um Mapeamento da Gráfica Popular. Recife: UFPE, 2016.
FINIZOLA, Fátima. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blucher, 2010.
FARIAS, Priscila Lena. Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. 2016. Tese (Livre Docência em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Doi:10.11606/T.16.2017.tde-10032017-161946. Acesso em: 2025-04-17.
FARIAS, Priscila Lena. Tipografia Vernacular Urbana. São Paulo: Blucher, 2018.
FARIAS, P.L.; BRAGA, M. Da C. O que é memória gráfica? In: Dez ensaios sobre memória gráfica, pp. 10-28. São Paulo: Blucher, 2018.
GREENHALGH, Paul. Art Nouveau: 1870-1914. London: Reaktion Books, 2000.
MESQUITA, Otoni. La Belle Vitrine: O mito do progresso na refundação da cidade de Manaus (1890-1900). Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, 2005.
PERROTA, Isabella. Tipos & grafias. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2005.
RIBA, 2024. Modernism in Architecture and Design. Disponível em: https://www.architecture.com/explore-architecture/modernism. Acesso em: 14 nov. 2024.
ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. Londres: SAGE Publications, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Leandro Brandão Marques, Almir de Souza Pacheco, Marcos Paulo Cereto 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

