Tendências da pesquisa qualitativa no universo da Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7505

Palavras-chave:

Moda, Metodologia, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo discute a relevância dos métodos qualitativos nas pesquisas em Moda, destacando sua escolha pela capacidade de aprofundar a compreensão das dinâmicas, percepções e significados que permeiam esse campo do conhecimento. Para isso, foi realizado um levantamento das metodologias adotadas — considerando suas naturezas, abordagens e objetivos — em um Programa de Mestrado da área. Inicialmente, apresenta-se um panorama da pesquisa qualitativa e de suas principais abordagens, como narrativa, fenomenologia, teoria fundamentada, etnografia e estudo de caso, evidenciando suas aplicações em investigações no contexto da Moda. Embora o foco do texto seja a pesquisa qualitativa, a metodologia adotada neste estudo é de natureza quantitativo-exploratória. Os resultados indicam que a abordagem qualitativa tem se destacado entre as dissertações analisadas, contribuindo de forma expressiva para estudos de natureza básica e aplicada, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades investigativas.

 

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Biografia do Autor

Tiffany Maria Pimenta Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde pesquisa sobre moda inclusiva e ergonomia. Ja atuou em pesquisas sobre fabricação digital, design focado no ser humano e impressão 3d voltada a saúde pública.

Mayara Martins Mininel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017) e especialização em Negócios e Marketing de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2021). Atualmente cursa o mestrado em Têxtil e Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem sólida experiência na área de Moda, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos.

Jean Cleiton Garcia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Têxtil e Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fazendo parte do programa de bolsas de pós-graduação stricto sensu pela CAPES. É bacharel em Design com Ênfase em Moda pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e possui pós-graduações lato sensu: Especialização em Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Têm experiência docente no ensino técnico e profissionalizante, tendo atuado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) e no Centro de Educação Profissional de Chapecó (CEDUP/SC), onde ministrou cursos e disciplinas nas áreas de modelagem, corte e costura.

Marcelo Capre Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing digital, tecnologia de informação, sistemas de informação, empreendedorismo. Tem experiência em administração acadêmica atuando como consultor ad-hoc pelo MEC, coordenador de estágio, coordenador de curso, coordenador de centro de pesquisa e extensão e diretor geral de IES.

Marcio Roberto Ghizzo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, com graduação e mestrado em Geografia pela mesma instituição. É coordenador do Grupo de Estudos do Espaço, Sociedade e Consumo - GESC (UTFPR), integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização - NEMO (UEM/DGE) e tem experiência na área de Geografia e consumo, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, população, consumo, consumo de moda, mercado e urbanização. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana, pertence ao Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM/UTFPR-AP) e integra o Bando de Avaliadores de Cursos Superiores do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

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Publicado

01-10-2025

Como Citar

SILVA, Tiffany Maria Pimenta; MININEL, Mayara Martins; GARCIA, Jean Cleiton; DIAS, Marcelo Capre; GHIZZO, Marcio Roberto. Tendências da pesquisa qualitativa no universo da Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7505. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27505. Acesso em: 1 out. 2025.

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