Tendências da pesquisa qualitativa no universo da Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7505Palavras-chave:
Moda, Metodologia, Pesquisa qualitativaResumo
Este artigo discute a relevância dos métodos qualitativos nas pesquisas em Moda, destacando sua escolha pela capacidade de aprofundar a compreensão das dinâmicas, percepções e significados que permeiam esse campo do conhecimento. Para isso, foi realizado um levantamento das metodologias adotadas — considerando suas naturezas, abordagens e objetivos — em um Programa de Mestrado da área. Inicialmente, apresenta-se um panorama da pesquisa qualitativa e de suas principais abordagens, como narrativa, fenomenologia, teoria fundamentada, etnografia e estudo de caso, evidenciando suas aplicações em investigações no contexto da Moda. Embora o foco do texto seja a pesquisa qualitativa, a metodologia adotada neste estudo é de natureza quantitativo-exploratória. Os resultados indicam que a abordagem qualitativa tem se destacado entre as dissertações analisadas, contribuindo de forma expressiva para estudos de natureza básica e aplicada, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades investigativas.
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