"What Design Can't Do": o paradigma da desilusão na prática e ensino do Design

the paradigm of disillusionment in the practice and teaching of Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630912025e6752

Palavras-chave:

teoria do design, crítica do design, autonomia profissional, práxis do design, ensino de design

Resumo

Esta resenha analisa o livro “What Design Can't Do: Essays on Design and Disillusion”, de Silvio Lorusso, designer e professor italiano radicado em Portugal. A obra propõe um novo paradigma para a produção teórica do Design, contrastando com grande parte dos cânones tradicionais que operam por uma perspectiva positiva. Lorusso explora a desilusão como uma condição inerente à prática, ao ensino e à teoria do Design, enxergando-a não como algo a ser superado, mas como um fenômeno a ser reconhecido, registrado e organizado. Ao abordar a desilusão, o autor a define como um sentimento coletivo que atravessa o campo profissional, influenciando suas dinâmicas e revelando as limitações de um discurso idealizado. Lorusso propõe reflexões críticas que ajudam a compreender esse fenômeno, desafiando as expectativas utópicas frequentemente atribuídas ao Design e abrindo espaço para uma visão mais complexa e realista da profissão.

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Biografia do Autor

Lucas Magalhães Freire, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestrando em Design pela FAU-USP e docente na pós-graduação do Senac em UX Design, Arte-Educação e Gestão Cultural. Especialista em Educação Transformadora (PUC-RS) e Gestão da Inovação (FGV). Atuou em instituições como Nova Escola, Tera Treinamentos Profissionais, The School of Life e Insper.

Referências

LORUSSO, Silvio. What Design Can't Do: Essays on Design and Disillusion. Netherlands: Set Margins, 2023

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Publicado

28-03-2025

Como Citar

FREIRE, Lucas Magalhães. "What Design Can’t Do": o paradigma da desilusão na prática e ensino do Design: the paradigm of disillusionment in the practice and teaching of Design. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1–10, 2025. DOI: 10.5965/25944630912025e6752. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26752. Acesso em: 2 abr. 2025.