Considerações onomásticas sobre os nomes da moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630912025e6196%20

Palavras-chave:

léxico, moda, onomástica

Resumo

A moda é uma forma de expressão cultural que se manifesta por meio do vestuário, acessórios, comportamentos e estilo. É pensada como um fenômeno relevante na organização social (ALMEIDA, 2002), ou melhor, como um fenômeno social coletivo.
Nesse sentido, abarca não somente o que envolve o vestir, mas, igualmente, os aspectos da vida, assumindo um significado profundo que permite questionar e dar sentido a momentos históricos: da produção artística à literária, do consumo à maneira de falar (BATILLA, 2019). E a propósito da fala, sua linguagem é sempre dinâmica e seu léxico, vasto. O processo de nomear é intimamente ligado ao ser humano, desde que se tem registro sobre sua presença no mundo. Nomeiam-se pessoas, objetos, sentimentos, lugares e, claro, itens da moda. Nesse contexto, a Onomástica desempenha um papel importante. Peças comuns que perpassam revistas e têm presença frequente no guarda-roupa podem revelar uma origem onomástica, como a peça de vestuário bermuda, um topônimo; e strass, pedra brilhante usada em acessórios, vinda de um antropônimo. Neste trabalho, com base nos pressupostos dos estudos lexicais, especialmente voltados à Onomástica, pretendemos esmiuçar algumas lexias coletadas da web. Espera-se que a pesquisa demonstre o quanto a língua é dinâmica e como na moda podem-se ser amplamente vistas criações lexicais de grande riqueza linguística.

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Biografia do Autor

Vivian Orsi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Vivian Orsi tem Pós-doutorado (2012) pela Università degli Studi di Torino, Itália, com pesquisa sobre o léxico da moda, e Doutorado (2009) em Estudos Linguísticos (Análise Linguística) pela UNESP de São José do Rio Preto. É Professor Assistente Doutor, com dedicação exclusiva, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE - UNESP, câmpus de São José do Rio Preto-SP, Departamento de Letras Modernas, onde leciona Língua Italiana, na Graduação, e Introdução aos Estudos Lexicográficos, na Pós-graduação em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Lexicologia e Lexicografia, área de concentração em Linguística Aplicada. Atua nas áreas de Lexicologia, Lexicografia, Tabus linguísticos e Turpilóquio, Moda, Blogs de Moda e Língua Italiana. É membro de grupos de pesquisa e já publicou inúmeros artigos especializados em periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e livros.

Leonardo Carmo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Atualmente é aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL (Conceito CAPES 7) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE/UNESP). É graduado em Licenciatura em Letras (Português/Italiano) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, câmpus de São José do Rio Preto. Desenvolveu projetos na área de Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Lexicologia e Lexicografia, com ênfase no vocabulário da moda. Atuou como professor de Língua Italiana do Centro de Línguas (CEL) da rede pública de São José do Rio Preto para alunos do Ensino fundamental II e Ensino Médio.

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Publicado

28-03-2025

Como Citar

ORSI, Vivian; CARMO, Leonardo. Considerações onomásticas sobre os nomes da moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/25944630912025e6196 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/26196. Acesso em: 2 abr. 2025.