Considerações onomásticas sobre os nomes da moda
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630912025e6196Mots-clés :
léxico, moda, onomásticaRésumé
A moda é uma forma de expressão cultural que se manifesta por meio do vestuário, acessórios, comportamentos e estilo. É pensada como um fenômeno relevante na organização social (ALMEIDA, 2002), ou melhor, como um fenômeno social coletivo. Nesse sentido, abarca não somente o que envolve o vestir, mas, igualmente, os aspectos da vida, assumindo um significado profundo que permite questionar e dar sentido a momentos históricos: da produção artística à literária, do consumo à maneira de falar (BATILLA, 2019). E a propósito da fala, sua linguagem é sempre dinâmica e seu léxico, vasto. O processo de nomear é intimamente ligado ao ser humano, desde que se tem registro sobre sua presença no mundo. Nomeiam-se pessoas, objetos, sentimentos, lugares e, claro, itens da moda. Nesse contexto, a Onomástica desempenha um papel importante. Peças comuns que perpassam revistas e têm presença frequente no guarda-roupa podem revelar uma origem onomástica, como a peça de vestuário bermuda, um topônimo; e strass, pedra brilhante usada em acessórios, vinda de um antropônimo. Neste trabalho, com base nos pressupostos dos estudos lexicais, especialmente voltados à Onomástica, pretendemos esmiuçar algumas lexias coletadas da web. Espera-se que a pesquisa demonstre o quanto a língua é dinâmica e como na moda podem-se ser amplamente vistas criações lexicais de grande riqueza linguística.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, A. J. Moda e História. In: WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. J. (Orgs.). Moda,
comunicação e cultura: um olhar acadêmico. São Paulo: Arte e Ciência, 2005.
ALMEIDA, A. D. Como posso te achar no facebook? Você me acha como… questões sobre metonímia, modernidade líquida e emoção na antroponímia. Linguística, Montevideo, v. 36, n. 1, p. 81-101, 2020. Disponível em: < http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2079-312X2020000100081> Acesso em: 26 jun. 2024.
AMARAL, E.T. R.; SEIDE, M. S. Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Blucher, 2020.
ANDRADE, K. S. Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na interdisciplinaridade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 205–225, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-11. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14557>. Acesso em: 26 jun. 2024.
ANTUNES, I. Território das palavras. São Paulo: Parábola, 2012.
AULETE. Dicionário Aulete Digital. Disponível em: <https://www.aulete.com.br/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
BAKER, L. Paisley: The story of a classic bohemian print. Londres, nov., 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/culture/article/20151021-paisley-behind-rocks-%20favourite-fashion>. Acesso em: 26 jun. 2024.
BARRACANE, M. La storia della Birkin di Hermès, l’iconica borsa dal fascino intramontabile. Harper’s Bazaar Italia. Milão, jul., 2023. Disponível em: <https://www.harpersbazaar.com/it/moda/tendenze/a44472748/storia-borsa-birkin-di-hermes/> Acesso em: 26 jun. 2024.
BATILLA, A. Instant moda. Milano: Gribaudo, 2019.
BEAUHARNAIS, G. Bolsa Chanel: conheça a história dos icônicos modelos 2.55 e 11.12. Vogue Brasil. São Paulo, fev. 2022. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2022/02/bolsa-chanel-conheca-historia-dos-%20iconicos-modelos-255-e-1112.html> Acesso em: 26 jun. 2024.
BRAGA, G. S. Argyle: origem, significado e curiosidades sobre o padrão de losangos. Palavranario. Disponível em: <https://palavranario.com/argyle/> Acesso em: 26 jun. 2024.
BRAGA, J. John Galliano deixa claro o “efeito Galliano” na Maison Margiela. L’officiel. São Paulo, abril, 2024. Disponível em: <https://www.revistalofficiel.com.br/moda/john-galliano-deixa-claro-o-efeito-galliano-na-maison-margiela>. Acesso em: 26 jun. 2024
DOLAN, L. Balaclava: por que um acessório do exército do século 19 dominou as redes sociais. Londres, dez. 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/balaclava-porque-um-acessorio-do-exercito-do-seculo-19-dominou-as-redes-sociais/> Acesso em: 26 jun. 2024
ESTEVÃO, I. M. Bermuda é a peça descolada que não pode faltar no seu armário. Metrópoles, Brasília, jan., 2020. Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/bermuda-e-a-peca-%20descolada-que-nao-pode-faltar-no-seu-armario>. Acesso em: 26 jun. 2024
GARCIA, C.; MIRANDA, A. P. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2007.
ISQUERDO, Aparecida Negri. A toponímia como signo de representação de uma realidade. Fronteiras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 27–46, 2021. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/12920>. Acesso em: 26 jul. 2024.
JANA, R. A história do biquíni e a sua evolução. Vogue Brasil. São Paulo, jul. 2021. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/07/historia-do-biquini-e-sua-evolucao.html> Acesso em: 26 jul. 2024.
OXFORD E SUA HISTÓRIA. MANUAL DO BARÃO, 2022. Disponível em: <https://manualdobarao.com.br/oxford-e-sua-historia/> Acesso em: 26 jul. 2024.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 28 jun. 2024.
MONTINARO, A. Deonimici alla moda. Magazine. Torino, jun., 2023. Disponível em: <https://www.treccani.it/magazine/lingua_italiana/articoli/parole/deonimici11.html> Acesso em: 26 jul. 2024.
PATOGÊ. Glossário Fashion Patogê, 2019. Disponível em: <https://patoge.com.br/box/uploads/2020/01/e-Book-Patoge-11-Glossario_Fashion.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2024.
PIRO, R. Deonimici nati per metonimia: il trasferimento semantico da un elemento all’altro. Magazine. Torino, jun., 2023. Disponível em: <https://www.treccani.it/magazine/lingua_italiana/articoli/parole/deonimici10.html> Acesso em: 26 jul. 2024.
POLGUÈRE, A. Lexicologia e Semântica Lexical: noções fundamentais. São Paulo: Contexto, 2018.
PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/>Acesso em: 28 jun. 2024.
MEN.Glossário da Moda Masculina, 2023. Disponível em: <https://4men.com.br/2023/08/11/glossario-da-moda-masculina/?srsltid=AfmBOorwrfsdjYhBUhETkxI5Q4-fbBmNh-CeFCD7s6NpLF0jHtXOlgvg>. Acesso em: 10 mar. 2024.
SANVT Journal The history of the Oxford shirt: From the British elite to casual Fridays, 2020. Disponível em: <https://sanvt.com/blogs/journal/history-of-the-oxford-shirt?_pos=1&_psq=The+history+of+the+Oxford+shirt&_ss=e&_v=1.0>. Acesso em: 26 jul. 2024.
SOUZA, G. M. O espírito das roupas. A moda no século XIX. 2ª. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Cia. das Letras/Ouro Azul, 2019.
TENDENZA. Dicionário da moda: conheça o significado das expressões usadas no mundo fashion, 2019. Disponível em: <https://tendenzadimoda.com.br/blog/dicionario-da-moda/>. Acesso em: 05 mar. 2024.
TRECCANI. Disponível em: <https://www.treccani.it/>. Acesso em: 26 jul. 2024.
VIDAL, I. Moda e política a partir da guayabera, símbolo da integração latino- americana. Socialista morena, ago., 2020. Disponível em: <https://www.socialistamorena.com.br/moda-e-politica-a-partir-da-guayabera-simbolo-%20da-integracao-latino-americana/> Acesso em: 26 jul. 2024.
VOGUE. Disponível em: <https://vogue.globo.com/>. Acesso em: 05 mar. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Vivian Orsi, Leonardo Carmo 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.