O FEMININO PARA ALÉM DO SEXISMO - FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES, QUESTÕES DE GÊNERO E INCLUSÃO

Autores

  • Letícia Saraiva ART/ UERJ

Resumo

No material levantado, nas experiências e discussões no grupo Observatório de Formação Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgação científica (2000 – 2010) verificamos a emergência de refletir sobre a sexualidade enquanto temática a ser abordada nos espaços e entre-espaços (BHABHA, 2005) do ensino de artes. As reflexões e estudos que foram feitos nesta década anterior evidenciamos a necessidade ecosófica (GUATTARI, 2001) de problematizar novos desafios no ensino. Apostamos no projeto desconstrutor de Jacques Derrida que apresenta um duplo gesto ético/estético: inversão e deslocamento. Como prática e reflexão na formação docente apresentamos o coletivo O Círculo que pretende questionar a condição da mulher/ do feminino na arte e na vida contemporânea para além do sexismo e dos tempos-espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

SARAIVA, Letícia. O FEMININO PARA ALÉM DO SEXISMO - FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES, QUESTÕES DE GÊNERO E INCLUSÃO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3014. Acesso em: 22 dez. 2024.