Revisando os conceitos de celular e educação: a utilização do dispositivo móvel como recurso pedagógico no Paraná de acordo com a lei estadual nº. 18.118/2014-PR

Autores

Palavras-chave:

Celular, Tecnologia, Professor, Educação.

Resumo

O presente artigo tem como tema, celular e educação e, como recorte, o uso do dispositivo móvel como recurso pedagógico no estado do Paraná. O objetivo desta pesquisa é discutir de que modo o celular pode ser utilizado como recurso pedagógico eficiente em sala de aula no estado do Paraná, de acordo com a lei estadual nº 18.118/2014-PR, considerando que, na maioria das vezes, é proibidoo uso nas escolas do estado. Para isso, adotou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e pesquisa bibliográfica, realizada por meio de consultas em artigos científicos, dissertações de mestrado e tese de doutorado, com base no banco de dados da Capes. Conclui-se que utilizar o celular em sala de aula demanda mais força de vontade e interesse do professor, uma vez que, seu uso é permitido pela legislação do estado, desde que apropriado para fins pedagógicos. O celular pode ser um excelente instrumento pedagógico, capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

André Crepaldi, Instituto Federal do Paraná

Professor dos cursos Técnicos em Produção de Áudio e Vídeo e Técnico em Vendas, modalidade subsequente. Mestrando, pelo programa de pós-graduação, Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019-2021). Pesquisa a interatividade no rádio, web rádio e rádio online. Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2018); especialista em Educação Profissional e Tecnológica, pela Faculdade São Braz (2017) e especialista em Educação e Formação Empreendedora, pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016) . Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2014). Atua na área da Comunicação, com ênfase em rádio e web rádio, fotografia e marketing digital.

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

CREPALDI, André. Revisando os conceitos de celular e educação: a utilização do dispositivo móvel como recurso pedagógico no Paraná de acordo com a lei estadual nº. 18.118/2014-PR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 58–76, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12958. Acesso em: 22 dez. 2024.