O poder disciplinar escolar e a resistência freireana: atitude parresiastica chamando ao cuidado de si

Autores/as

  • Amanda Chraim Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Poder disciplinar, Resistência, Parresia, Cuidado de si.

Resumen

Este artigo tematiza os conceitos de poder disciplinar, resistência, parresia e cuidado de si, todos com base nas proposições foucaultianas, buscando discutir teoricamente, a partir deles, a configuração escolar brasileira da primeira metade do século XX, numa tentativa de perceber as táticas das manifestações de poder desse dispositivo. Embasando-se nessa discussão, propõe-se, então, a partir dos escritos de Paulo Freire (2014a, 2014b), uma aproximação desse educador com a atitude parresiástica, numa postura de resistência ao dispositivo escolar. Percebendo, assim, a perspectiva freireana como um chamado ao cuidado de si para os trabalhadores brasileiros em processo de alfabetização, o texto aproxima esse autor com a perspectiva foucaultiana no que se refere à busca de práticas de liberdade como um investimento micropolítico.

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Publicado

2018-01-01

Cómo citar

CHRAIM, Amanda. O poder disciplinar escolar e a resistência freireana: atitude parresiastica chamando ao cuidado de si. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 089–107, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8643. Acesso em: 22 nov. 2024.