UMA EXPERIÊNCIA ÉTICO-ESTÉTICA NO MOVIMENTO SOCIAL DOS TRABALHADORES RURAIS

Autores/as

  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Felix Rebolledo Palazuelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016079

Palabras clave:

educação, arte, micro-políticas, comunidades, experiências do cotidiano

Resumen

O presente artigo aborda algumas questões do projeto de pesquisa que teve apoio do Edital CNPq/SEC/MinC em 2014. Propomos uma revisão teórica dos conceitos de mídia, memória e movimento social, baseado em uma filosofia processual de Deleuze (micro-política) e Guattari (paradigma ético-estético), a partir da produção de vídeos com as comunidades. A motivação do nosso projecto consiste em propor práticas ético-estéticas dentro de uma mudança de referências e aspirações das mídias de massa dominantes em relação às experiências cotidianas das pessoas socialmente colocadas à margem. O aspecto teórico da pesquisa faz uma abordagem transdisciplinar para produzir as bases conceituais sobre as quais uma ecologia ético-estética das práticas são construídas. Criamos as condições favoráveis à criação de uma pedagogia ético-estética baseada no surgimento de experiências estéticas.

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Biografía del autor/a

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira Departamento de Artes Visuais Pós-Graduação em Artes Visuais Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - Brasil Líder gpc.interArtec/CNPq

Felix Rebolledo Palazuelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional

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Publicado

2016-06-01

Cómo citar

OLIVEIRA, Andreia Machado; PALAZUELOS, Felix Rebolledo. UMA EXPERIÊNCIA ÉTICO-ESTÉTICA NO MOVIMENTO SOCIAL DOS TRABALHADORES RURAIS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 79–96, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016079. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7631. Acesso em: 21 nov. 2024.