IMPRESSÕES ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ORIENTAÇÃO TEATRAL NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Edvan Carneiro Guerra

Palabras clave:

teatro. arte-educação. filosofia. pensamneto filosófico.

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar a função do teatro no desenvolvimento humano, apoiando-se em indicações dadas a arte e educação através da filosofia. Acreditamos que educar é preciso, mas para que tenhamos resultados satisfatórios esta prática precisa ser um exercício estimulante e prazeroso. Contudo, é necessário buscar mecanismos que valorizem o ensino convencional, sem esquecer o aprimoramento de quem é educado, para que esta prática educativa não seja apenas uma ação ideológica, uma adestração ou simples transposição de informações. Dispor de um recurso artístico como instrumento de auxílio para educar, pode ser um excelente recurso para aprendizagem. Não pretendemos aqui assegurar métodos para a aplicação do teatro na educação, mas discutir fatores diversos que fazem desta atividade uma ferramenta indispensável para arte-educação no processo de construção humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-02-10

Cómo citar

GUERRA, Edvan Carneiro. IMPRESSÕES ACERCA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA UMA ORIENTAÇÃO TEATRAL NA EDUCAÇÃO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 59–78, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4117. Acesso em: 30 jun. 2024.