A inclusão de estudantes com deficiência do Instituto Federal do Paraná: uma análise de seus documentos norteadores
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782112025e0065Palabras clave:
políticas de acessibilidade, Educação Inclusiva e Pessoas com deficiência (PCD).Resumen
Quando se dialoga sobre estudos relacionados à educação inclusiva, compreende-se a luta vivenciada por este grupo social em diferentes momentos históricos: segregação, integração e inclusão da pessoa com deficiência (PCD) nos espaços sociais e educacionais, e quais as políticas e estratégias são empregadas reconhecendo suas necessidades. Desta forma este artigo apresenta uma análise das políticas e diretrizes de educação inclusiva no Instituto Federal do Paraná (IFPR), com foco no acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino técnico de nível médio. A partir de uma revisão da literatura e da análise de documentos normativos da instituição, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o edital do Processo Seletivo 2023, o estudo investiga como o IFPR adota políticas de inclusão, diversidade e acessibilidade. O PDI reafirma o compromisso da instituição com a valorização das diversidades, implementando ações como cotas sociais e tecnologias assistivas. O papel do CONAPNE (Comitê de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais) é destacado na coordenação de políticas inclusivas. A análise do edital do Processo Seletivo demonstra que o IFPR garante acessibilidade e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, alinhando-se às legislações vigentes. Conclui-se que, embora a análise documental não abarque a totalidade da prática institucional, o IFPR demonstra um claro compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, valorizando as diferenças humanas e defendendo a educação como um direito universal.
Palavras-chave: : Políticas de acessibilidade; Educação Inclusiva e Pessoas com deficiência (PCD).
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