O papel da escola na constituição da identidade da pessoa com deficiência

Autores/as

  • Kaciely da Silva Martins Universidade do Extremo Sul Catarinense image/svg+xml
  • Zélia Medeiros Silveira Universidade do Extremo Sul Catarinense image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0043

Palabras clave:

pessoas com deficiência, escola, identidade, inclusão

Resumen

O trabalho analisou o papel da escola na constituição da identidade das pessoas com deficiência, apontando suas possibilidades e limites. Para atender a esses propósitos, o estudo aborda a concepção de deficiência produzida a partir do século XIX, a partir das discussões de autores como Foucault, Vigotski, Skliar e outros, que compreendem a deficiência como uma construção social, definida a partir das relações estabelecidas no contexto sociocultural. Além do estudo teórico, foi realizada também uma pesquisa de campo, por meio da entrevista narrativa com duas mulheres com deficiência, uma graduada em Psicologia, e outra cursando a graduação em Psicologia. Os resultados apontaram que a escola tem um importante papel na constituição da identidade das pessoas com deficiência, visto ser este um dos mais significativos grupos sociais que os sujeitos integram no decorrer de suas vidas. Ela tanto pode contribuir para a constituição de um sujeito autônomo e confiante, que perceba sua potência, quanto constituir pessoas inseguras que se percebam como deformadas/erradas. Nesse sentido, a escola pode tanto acolher as pessoas em sua subjetividade, quanto excluí-la dos seus processos formativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTERIDADE. In Dicionário online Michaelis. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/alteridade/. Acesso em: 12 abr. 2020.

ALTERIDADE. In: Dicionário online – significados. Porto: 7graus, 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno com deficiência visual na escola: lembranças e depoimentos. 3 ed. Campinas, SP: Autores associados, 2014. 148 p.

CANIATO, Angela Maria Pires. A subjetividade na contemporaneidade: da estandartização dos indivíduos ao personalismo narcísico. SILVEIRA, AF., et al., org. Cidadania e participação social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 5-22. Disponível em: http://books.scielo.org/id/hn3q6. Acesso em: 6 mar. 2020.

FORMOZO, Daniele de Paula. Currículo e educação dos surdos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188280. Acesso em: 18 jun. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Ed. 42. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. 302 p.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Editora Perspectiva. 1961. 316 p. Disponível em: https://app.uff.br/slab/uploads/Manicomios-prisoes-e-conventos.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 102 p.

LOCKMAN, Kamila; KLEIN, Madalena; HENNING, Paula. Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 31, p. 249-267. Jul-dez. de 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/c20c/bb6ee254dba1fd1d34814ccecbf737db63c6.pdf?_ga=2.17813817.1252132892.1592066244-1204632416.1592066244. Acesso em: 13 jun. 2020

ROSSETO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 238 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21375/000736922.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 maio 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 14 ed. Petrópoles, RJ: Editora Vozes, 2014. 136 p.

SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação e realidade, v. 24, n. 1, p. 15-32. Jul./dez. de 1999. Disponivel em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55373/33644. Acesso em: 20 out. 2020.

SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de vista, Florianópolis, n 5, p. 37-49. 2003. Disponivel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1244/4251. Acesso em: 16 out. 2020.

SKLIAR, Carlos. Normalidad-Patología. In: CARRERAS, Juan Sáez; ALBERT, Manuel Esteban. Dialéctica de los conceptos en educación. Editorial UOC: 2015, p. 109-123.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389/4393. Acesso em: 25 jun. 2020.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas - V: fundamentos de defectología. Moscú: Editorial Pedagógica. 1983. Tradução (Castelhano): Júlio Guillermo Blank, 1997. 5ª ed.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

MARTINS, Kaciely da Silva; SILVEIRA, Zélia Medeiros. O papel da escola na constituição da identidade da pessoa com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0043, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0043. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21193. Acesso em: 22 dic. 2024.