A linguagem teatral na alfabetização e letramento de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais: uma experiência téorico-prática de formação docente

Autores

  • Carlos Soares Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Necessidades educacionais especiais, Formação docente,

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as experiências e aprendizados construídos a partir do projeto de alfabetização e letramento com uso da linguagem teatral, elaborado e executado por seis estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto foi desenvolvido com estudantes com necessidades educacionais especiais de duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. Trata-se de resultado da pesquisa baseada na metodologia da pesquisa-ação, com base na observação da atuação das bolsistas na escola e análise de seus relatórios, apoiando-se teoricamente em autores dos campos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. Os resultados apontam que o teatro pode ser um importante aliado para diminuir as dificuldades de aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais, contribuindo para a permanência deles na escola ao promover a elevação da autoestima e maior domínio da leitura e da escrita. Apontam a necessidade de a formação docente dar maior atenção à diversidade e de se pautar na perspectiva da inclusão.

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Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Historiador, Doutor em Política Pública e Formação Humana pela Universidade do  Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), da Universidade do  Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

BARBOSA, Carlos Soares. A linguagem teatral na alfabetização e letramento de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais: uma experiência téorico-prática de formação docente. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 251–277, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13335. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência