Práticas artísticas para divulgar neurociência: relato do evento “Conhecendo o cérebro”
Keywords:
Divulgação científica, Neurociência, Educação, Práticas Artísticas,Abstract
O presente relato de experiência visa apresentar a proposta do evento “Conhecendo o Cérebro” que utilizou práticas artísticas na divulgação científica da Neurociência. Diversas formas de expressões artísticas, como desenho, pintura e escultura, foram incluídas nos estandes, dentre eles: neurobalão, confecção de óculos 3D, cantinho da leitura, neurônios de massinha, atividades de pintura em estandes de sono e drogas e desenhos na lousa digital. Os resultados apontam que as práticas artísticas utilizadas podem ser potentes ferramentas pedagógicas de divulgação da Neurociência. A valorização da criatividade e da inovação através de ações diferenciadas despertaram o interesse e curiosidade das pessoas não pertencentes à comunidade científica, promovendo uma participação ativa do visitante.
Downloads
References
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.
ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.19, n. 1, p. 1-8, 2003.
BRAGA, J. C.; MADALOSSO, J.D.; SCHLICHTA, C. Mediação de artes para espaços escolares e museológicos como forma de inclusão. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 11, n. 1, p. 10-27, 2015.
CAMPOS, C. R. P. (Org.) Divulgação científica e ensino de ciências: debates preliminares. Vitória: IFES, 2015.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p.47-60, 2003.
CAVALCANTE, M. B. P. T.; ALVES, M.D.S.; BARROSO, M. G. T. Adolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 12, n. 3, p. 555-559, 2008.
COSTA, D. R.; SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A Confecção de artesanato com material reciclado como uma contribuição para a educação ambiental. In: FÓRUM NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, 3., 2005, Anais... Santa Rosa: Unijuí, 2005. p. 280-287.
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. Scipione, 1989.
DUTRA, V. L. R. Abordagem funcional da gramática na Escola Básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Anais... Curitiba, 2011. Disponível em:. Acesso em: 19 ago. 2017.
EÇA, T. T. P. Educação através da arte para um futuro sustentável. Caderno Cedes, v. 30, n. 80, p. 13-25, 2010.
EISNER, E. The arts and the creation of mind. New Haven: Yale University Press, 2002.
EKUNI, R.; POMPEIA, S. O impacto da divulgação científica na perpetuação de neuromitos na educação. Revista da Biologia, v. 15, n. 1, p. 1-8, 2016.
EKUNI, R.; SOUZA, B. M. N.; COSTA, C. L.; OTOMURA, F. H. Projeto de Extensão Grupo de Estudos em Neurociência: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, p. 55-59, 2014.
EKUNI, R.; SOUZA, B. M. N.; WATANABE, A. K.; SANTOS, C. H. C.; MACHADO, G. A.; SOUZA-JUNIOR, E. J.; CALVO, J. V. C.; GAIOTTE, L. B.; SILVA, M.A.; EBARA, M. M.; VIEIRA, M. N. F.; CESARIO, R. C. Evento ‘Conhecendo o cérebro’: divulgando e despertando interesse na neurociência. Revista Ciência em Extensão, v.12, n.2, p.125-140, 2016.
EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O.F.A. Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Editora Memnon, 2015.
FAVARETTO, C. F. Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educación. n. 53, p. 225-235, 2010.
FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Autoconceito e Clima Criativo. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 17, n. 2, p. 195-203, 2012.
GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 75-92, 2011.
GOMES, K. B.; NOGUEIRA, S. M. A. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 61, p.583-596, 2008.
HANAUER, F. Riscos e Rabiscos–O Desenho na Educação Infantil. Revista de Educação do IDEAU – Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, v. 6, n. 13, p.73-82, 2011.
HOLDEFER, A. M.; VIVIAN, D. A; CUNHA, F.; REBOLO, L. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A.F. Utilizando cartoplex e bordado como forma alternativa para o ensino de Etologia. In: ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA, 20., Anais... Natal: UFRN, 2002. p. 349.
HOWARD-JONES, P. A. Neuroscience and education: myths and messages. Nature Reviews Neuroscience, v. 15, n. 12, p. 817-824, 2014.
LIBERA, L. D.; ANSOLIN, T. L.; BARCARO, C. ; CALISTO, A. P. L.; TEIXEIRA, V. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização de papel maché, dobradura e bordado como material pedagógico no ensino de educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6., 2003, Anais... Campo Mourão: UNESPAR, 2003. p.1-4.
MEDEIROS, S.E.O.P. Arteterapia de crianças e psicoterapia infantil (ludoterapia), semelhanças e divergências. 2010. 42 f. Monografia (Especialização Lato Sensu em Arteterapia). São Paulo. Master School/Universidade São Marcos, São Paulo, 2010.
MUSEU Itinerante de Neurociências. Neurobalão. Disponível em:<http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=1691>. Acesso em: 30 out. 2014.
NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. O fazer artístico na popularização do conhecimento biológico: relato de experiências. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 23, p. 71-87, 2009.
O’CONNOR, C.; REES, G.; JOFFE, H. Neuroscience in the public sphere. Neuron, v. 74, n. 2, p. 220-226, 2012.
PASQUINELLI, Elena. Neuromyths: Why do they exist and persist?. Mind, Brain, and Education, v. 6, n. 2, p. 89-96, 2012.
PIMENTEL, L. G. Cognição imaginativa. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 3, n. 6, p. 96-104, 2013.
RAMALDES, K. Ensino da arte – qual ensino queremos? Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 2, 2017.
RETRATOS da leitura no Brasil. 2015. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016.
RIBEIRO, P. M.; FERNANDES, H. L. O uso da arte como meio de superar a fragmentação do ensino de ciências: integrando o corpo-organismo ao meio ambiente. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2., 2010. Anais... Ponta grossa: UTFPR, 2010.
ROSENTHAL, M. D. ; GONÇALVES, E. A. Práticas artísticas contemporâneas para crianças. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO, 23., 2012, Anais... Montenegro: FUNDARTE, 2012. p. 345-348.
SEABRA, R. D.; SANTOS, E.T. Utilização de técnicas de realidade virtual no projeto de uma ferramenta 3D para desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Revista Educação Gráfica, Bauru, n.9, p.111-122, 2005.
SELBY, E. C.; SHAW, E. J.; HOUTZ, J. C. The creative personality. Gifted Child Quarterly, v. 49, n. 4, p. 300-314, 2005.
SHOLL-FRANCO, A.; VEQUE, T. Fazendo arte com o cérebro. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2013.
SILVA, E. A.; OLIVEIRA, F. R.; SCARABELLI, L.; COSTA, M. L. de O.; OLIVEIRA, S. B. Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 2, p. 95-104, 2013.
SILVA, R. A.; GUIMARÃES, M. M.. Arte educação: facilitando o ensino de morfologia. Educere: Revista da Educação da UNIPAR. Umuarama. v. 4, n.1, p. 55‐63, 2004.
SILVA, S.G.; BROCKINGTON, G.; QUEIROZ, N. As dúvidas de Stem, uma pequena célula multipotente. [S.l.: s.n.], 2003.
SOUZA, D. C.; ARANTES, M. A. P.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Aproveitamento de jornal para a produção de material didático-pedagógico para o ensino de ecologia e educação ambiental. In: FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2006, Anais..., Torres: ULBRA, 2006. p. 1-12.
TAROUCO, L. M. R.; ROLAND, L. C.; FABRE, M. C. J. M.; KONRATH, M. L. P. Jogos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, 2004.
TEIXEIRA, V. L.; GOELZER, L. P.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Técnica de dobradura como procedimento complementar ao ensino da educação ambiental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, Anais... Cianorte: UEM, 2001. p. 2759-2762.
TEIXEIRA, V. L.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.. Oficinas de papel maché, E.V.A (Evenil Venílico acetílico) e bordado como subsídios ao ensino de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, 2002, Anais... Medianeira: CEFER, 2002. p. 208-209.
VALADARES, E. C. Novas Estratégias de Divulgação Científica e de Revitalização do Ensino de Ciências em Sala de Aula. Física na Escola, v. 2, n. 2, p.10-13, 2001.
VALLADARES, A. C.; CARVALHO, A. M. P. O desenho do hospital na visão da arteterapia em internações pediátricas. Enfermería global: Revista electrónica semestral de enfermería, n. 9, p. 2-13, 2006.
ZEGGIO, L.; EKUNI, R.; SILVA, M. A.; BUENO, O. F. A. Neurociênicas e Educação: cuidado com os neuromitos! In: EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Editora Memnon. 2015, p.142-152.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.