Políticas públicas de Formação Continuada de professores para a Educação Inclusiva no Brasil: o que temos para hoje?

Autores

  • Míriam Matos Amaral Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Formação continuada de professores, Educação inclusiva, Inclusão escolar,

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as políticas de formação continuada de professores para a educação inclusiva vigentes no Brasil na perspectiva do Governo Federal, ressaltando o modelo de professor que o Ministério da Educação (MEC) defende em suas políticas públicas educacionais. Nossa pesquisa resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental, partindo de levantamentos em teses e dissertações, revistas científicas e livros de autores que discutem a atualidade da formação continuada de professores para a educação inclusiva. Pesquisamos também, publicações do MEC que ressaltam políticas formativas para professores da educação básica dentro da perspectiva da inclusão escolar na contemporaneidade. O estudo aponta que as políticas de formação continuada no Brasil vem ganhando várias nuances de abordagem de formação, ora centrada no desenvolvimento pessoal do professor, ora centrada na escola, como lócus privilegiado de formação. Concluímos que a formação continuada para a educação inclusiva imprescinde uma postura protagonista do/a professor/a no processo de ensino – aprendizagem e concomitamente ações colaborativas no seu principal lócus de formação que é a escola.

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Biografia do Autor

Míriam Matos Amaral, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Doutoranda em Educação do PPGED/UFPA.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

AMARAL, Míriam Matos. Políticas públicas de Formação Continuada de professores para a Educação Inclusiva no Brasil: o que temos para hoje?. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 120–140, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9841. Acesso em: 14 nov. 2024.