A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR
Palavras-chave:
Arte, Pesquisa-ação, Ressocialização,Resumo
A arte cria chances de integração social, proporciona afirmação pessoal e enfrenta o desafio da reconstrução de um projeto de vida. Ela também proporciona a expressão e comunicação, trazendo reflexões tanto ao artista quanto ao contemplador. Considerando esse pressuposto, este artigo tem como objetivo investigar se a arte pode contribuir para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental sobre a execução de medidas socioeducativas, foram gerados dados e questionamentos relevantes aos aspectos em que a arte atua. Além disso, por meio de uma oficina de modelagem em argila, se averiguou a aplicabilidade da arte como instrumento neste processo supramencionado. Foi observado, nesta pesquisa-ação, que em alguns pontos a arte contribui para a reintegração destes sujeitos à sociedade e também desperta a autorreflexão. A partir dos resultados, é possível concluir que a arte tem força de intervir positivamente no plano de autoimagem e da autoestima, auxiliando o adolescente a buscar seu desenvolvimento como pessoa e como cidadão.Downloads
Referências
ABERASTURY, Arminda. O adolescente e o mundo atual. In: ________; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. p. 88-90.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, v.7, n.2. ago/2001.p.5-25.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao> Acesso em: 10 jun. 2016.
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. São Paulo: LTC, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MOSQUERA, Juan José Mouriño. Psicologia da arte. Porto Alegre: Sulina,1976.
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: São Paulo Editora, 2010.
NUNES, Joaquim Moreira; INFANTE, Maria. Pesquisa Ação: Uma Metodologia de Consultoria. In: ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIA. (Org.). Formação de Pessoal de Nível Médio para a Saúde: Desafios e Perspectivas. 20. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996. p. 97-114.
PARANÁ. Instituto de Ação Social do Paraná. Cadernos do IASP: Compreendendo o Adolescente. Curitiba: IASP, 2006. 56 p.
SILVA, Enid Rocha Andrade. OLIVEIRA, Raissa Menezes de. O Adolescente em conflito com a Lei e o debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. Brasília: IPEA, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez,1985.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.