A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR
Palavras-chave:
Arte, Pesquisa-ação, Ressocialização,Resumo
A arte cria chances de integração social, proporciona afirmação pessoal e enfrenta o desafio da reconstrução de um projeto de vida. Ela também proporciona a expressão e comunicação, trazendo reflexões tanto ao artista quanto ao contemplador. Considerando esse pressuposto, este artigo tem como objetivo investigar se a arte pode contribuir para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental sobre a execução de medidas socioeducativas, foram gerados dados e questionamentos relevantes aos aspectos em que a arte atua. Além disso, por meio de uma oficina de modelagem em argila, se averiguou a aplicabilidade da arte como instrumento neste processo supramencionado. Foi observado, nesta pesquisa-ação, que em alguns pontos a arte contribui para a reintegração destes sujeitos à sociedade e também desperta a autorreflexão. A partir dos resultados, é possível concluir que a arte tem força de intervir positivamente no plano de autoimagem e da autoestima, auxiliando o adolescente a buscar seu desenvolvimento como pessoa e como cidadão.Downloads
Referências
ABERASTURY, Arminda. O adolescente e o mundo atual. In: ________; KNOBEL, Mauricio. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. p. 88-90.
BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, v.7, n.2. ago/2001.p.5-25.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao> Acesso em: 10 jun. 2016.
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. São Paulo: LTC, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MOSQUERA, Juan José Mouriño. Psicologia da arte. Porto Alegre: Sulina,1976.
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: São Paulo Editora, 2010.
NUNES, Joaquim Moreira; INFANTE, Maria. Pesquisa Ação: Uma Metodologia de Consultoria. In: ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIA. (Org.). Formação de Pessoal de Nível Médio para a Saúde: Desafios e Perspectivas. 20. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996. p. 97-114.
PARANÁ. Instituto de Ação Social do Paraná. Cadernos do IASP: Compreendendo o Adolescente. Curitiba: IASP, 2006. 56 p.
SILVA, Enid Rocha Andrade. OLIVEIRA, Raissa Menezes de. O Adolescente em conflito com a Lei e o debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. Brasília: IPEA, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez,1985.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.