A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR

Autores

  • Higor Antonio da Cunha Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel
  • Rejane Ruaro Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel
  • Tânia Cristina Kaminski Alves Assini Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel

Palavras-chave:

Arte, Pesquisa-ação, Ressocialização,

Resumo

A arte cria chances de integração social, proporciona afirmação pessoal e enfrenta o desafio da reconstrução de um projeto de vida. Ela também proporciona a expressão e comunicação, trazendo reflexões tanto ao artista quanto ao contemplador. Considerando esse pressuposto, este artigo tem como objetivo investigar se a arte pode contribuir para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental sobre a execução de medidas socioeducativas, foram gerados dados e questionamentos relevantes aos aspectos em que a arte atua. Além disso, por meio de uma oficina de modelagem em argila, se averiguou a aplicabilidade da arte como instrumento neste processo supramencionado. Foi observado, nesta pesquisa-ação, que em alguns pontos a arte contribui para a reintegração destes sujeitos à sociedade e também desperta a autorreflexão. A partir dos resultados, é possível concluir que a arte tem força de intervir positivamente no plano de autoimagem e da autoestima, auxiliando o adolescente a buscar seu desenvolvimento como pessoa e como cidadão.

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Biografia do Autor

Higor Antonio da Cunha, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel

Acadêmico do Curso de Artes-Licenciatura da UNIVEL- Faculdade de Ciências Socias Aplicadas de Cascavel-Pr.

Rejane Ruaro, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel

Graduada em Artes-Licenciatura pela Faculdade de Ciências Socias Aplicadas de Cascavel-Pr no ano de 2016. Educadora social, há mais de cinco anos trabalhando com adolescentes em conflito com a lei.

Tânia Cristina Kaminski Alves Assini, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel

Mestre em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti (UTP), Graduação em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR). Docente do Curso de Licenciatura em Artes  da UNIVEL  - Faculdade de Ciências Socias Aplicadas de Cascavel-Pr.  

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

DA CUNHA, Higor Antonio; RUARO, Rejane; KAMINSKI ALVES ASSINI, Tânia Cristina. A relação da arte com os adolescentes em conflito com a lei: uma pesquisa-ação no município de Cascavel-PR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 108–128, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9817. Acesso em: 13 nov. 2024.