Formação de cuidadores familiares de pessoas com deficiências: avaliação do projeto Cuidando & Humanizando em Jicoca de Jericoacora-CE

Autores

  • Sheila Maria Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará
  • Tania Vicente Viana Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Cuidador, Família, Inclusão,

Resumo

O propósito desse estudo é avaliar os resultados de um curso de capacitação oferecido às famílias no ano de 2013, cujo filho(a) obteve diagnóstico de deficiência, com foco nas adaptações e mudanças ocorridos desde então. Por suas características, este trabalho configura-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. O curso, denominado “Projeto Cuidando & Humanizando”, com carga horária de 80 h/a, foi distribuído em 4 módulos, finalizando com a aplicação de questionário de avaliação em sua última etapa. Constatou-se que a capacitação possibilitou às famílias uma maior base de conhecimento quanto às deficiências e também serviu para orientar-lhes a lidar melhor com seus filhos. O nascimento de um filho com deficiência é um grande desafio para a família, ocasionando uma sobrecarga com o surgimento de uma nova função: o cuidador. E, nesse momento tão delicado, é importante contar com apoio. Os resultados indicaram que o projeto proporcionou uma melhor percepção dos pais frente às deficiências/dificuldades de seus filhos, por viabilizar o acesso à informação, contribuindo com mudanças atitudinais.

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Biografia do Autor

Sheila Maria Muniz, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) de Jijoca de Jericoacoara. Atualmente mestranda em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Pedagogia (UVA) e em Serviço Social (Uniderp-Anhanguera). Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA).  BOLSISTA Funcap.

Rita de Fátima Muniz, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC (2010). Licenciada com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2005). Possui especialização em Psicopedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2007) e em Gestão Escolar- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- FALC (2010). Professora da rede municipal em Jijoca de Jericoacoara- CE.

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1997), especialização em Psicodiagnóstico Infantil pela UFC (1999), especialização em Psicopedagogia pela UFC (1999), mestrado em Educação pela UFC (2003) e doutorado em Educação pela UFC (2005). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, no setor de estudos de Psicologia da Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Altas habilidades/superdotação e talento.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

MUNIZ, Sheila Maria; MUNIZ, Rita de Fátima; VIANA, Tania Vicente. Formação de cuidadores familiares de pessoas com deficiências: avaliação do projeto Cuidando & Humanizando em Jicoca de Jericoacora-CE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 141–157, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9430. Acesso em: 14 nov. 2024.