A implantação da LIBRAS nas licenciaturas: desmistificando conceitos

Autores

  • Rejane de Aquino Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais. Licenciatura. Docência. Inclusão.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma investigação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura, no sentido de apontar sobre a sua importância para a desmistificação em torno dos conceitos de surdo e de Libras, nos professores em formação. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Metodologicamente, foram aplicados dois questionamentos a treze acadêmicos de licenciatura, necessariamente matriculados na disciplina de Libras, e que aceitaram participar da investigação, sendo o primeiro questionamento no início do semestre letivo, e o segundo no seu término. Nos dois momentos, os participantes escreveram, de próprio punho, sobre o entendimento de dois termos: surdo e Libras. O intuito era a verificação se haveria mudança de conceitos sobre o surdo e a Libras, durante a disciplina. Os resultados permitem considerar que a inserção de tal disciplina na licenciatura, de fato, tem relevância, pois, verificou-se que a mesma pode contribuir com a alteração dos conceitos em questão, aprimorando, assim, o conhecimento dos professores em formação sobre o surdo e a Libras.

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Biografia do Autor

Rejane de Aquino Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

01-12-2017

Como Citar

SOUZA, Rejane de Aquino. A implantação da LIBRAS nas licenciaturas: desmistificando conceitos. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 073–098, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9245. Acesso em: 5 nov. 2024.